Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

  • 970×90
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (5)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • globalway (1)
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • CMQ 01 010 (1)
  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494

“Hoje o Jiboião está muito bem”, afirma coordenadora do Albergue Municipal

O famoso andarilho conhecido como Jiboião foi internado em janeiro e atualmente, reside no Centro de Recuperação El Shadai; entenda


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 29/09/2020 Atualizado 26/01/2022
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O famoso andarilho camaquense conhecido como Jiboião segue em tratamento no Centro de Recuperação El Shadai, no interior de Camaquã, e de acordo com informações, apresentou melhora significativa e está quase “irreconhecível”. A informação foi trazida pela secretária municipal da Mulher, do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Mara Eliane Vargas da Silva, junto à coordenadora do Albergue Municipal, Marilda Bergmann.

 A coordenadora Marilda destacou que, algum tempo antes da internação compulsória, o indivíduo convivia normalmente com outras pessoas e não apresentava comportamento violento, fato que foi agravado a partir de novembro de 2019 (veja abaixo). De acordo com ela, a dependência do álcool e a falta de medicação acabaram causando transtornos para ele e para diversas pessoas.

“Essa falta do tratamento do CID é que causa essa dependência do álcool e das drogas. Eles tentam buscar esse refúgio porque eles não estão sendo medicados”, afirmou a coordenadora.

Na sequência, a secretária Maria Eliane afirmou que recentemente, visitou o Centro de Recuperação e se impressionou com a situação de Jiboião: “Eu fiquei impressionado com a qualidade dos trabalhos que ele está fazendo. Inclusive, eu nem o reconheci quando cheguei lá”.

De acordo com o relato, ele trabalha na horta e em serviços gerais no local. “O trabalho que eles fizeram sobre o Dia das Mães foi maravilhoso. O dele, em especial. E ele já não tem mais a mãe dele”, relatou a secretária. Ela ainda destaocou a importância deste tipo de tratamento e cuidado humanizado à pessoas que, assim como ele, estavam em situação de vulnerabilidade social. 

 

A internação

No dia 3 de janeiro de 2020, a Brigada Militar de Camaquã recebeu a determinação judicial para que aconteça a internação do andarilho “Jiboão”. Após a decisão judicial, os policiais militares encontraram o indivíduo na rua Bento Gonçalves, no Centro de Camaquã.

As autoridades aguardaram a ambulância chegar até o local para realizarem o deslocamento para internação. Ele foi encaminhado para o Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre e depois, iniciou o tratamento no Centro de Recuperação El Shadai, no interior de Camaquã.

A solicitação de internação aconteceu no dia 13 de dezembro de 2019, por parte de um familiar junto ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Após a realização da avaliação a decisão judicial foi determinada para que ocorresse a internação do mesmo.

Nas semanas que antecederam a internação, Jiboião protagonizou diversas confusões em Camaquã, gerando grande repercussão e discussões em redes sociais, sendo tema de cobranças por partes de moradores e vereadores.

 

Fogo em pilha de lixos

No dia 25 de novembro de 2019, o andarilho foi protagonista de confusão próximo ao Centro de Camaquã. Segundo moradores da rua Manoel da Silva Pacheco, ele ateou fogo contra uma pilha de lixo e entulhos ao lado do Estádio Coronel Sílvio Luiz.

Os moradores relataram que a pilha incendiada estava ao lado de um veículo, que por sua vez estava estacionado no local. Ainda de acordo com os moradores, as chamas foram contidas com o uso de baldes d’água e areia, não causando nenhum dano no veículo.

 

Briga na Faixinha

Na tarde do dia 13 de novembro, o andarilho conhecido como Jiboião protagonizou mais uma confusão na avenida Cônego Luiz Walter Hanquet, a Faixinha. Segundo populares, o mesmo quase foi esfaqueado após arremessar bebida contra uma mulher.

O caso aconteceu em frente a um posto de gasolina e chamou a atenção da Brigada Militar, que passa pelo trecho no momento e precisou intervir.

Segundo relato de testemunha, uma mulher não identificada transitava pela via, quando o mesmo arremessou o conteúdo de uma garrafa de cachaça contra ela, que se revoltou e partiu para cima do ardarilho, empunhando uma faca.

O efetivo da Brigada interviu e separou a “briga”. A mulher foi desarmada e ambos foram liberados logo em seguida.

 

Confusão no Centro de Camaquã

No dia 12 de novembro, a Força Tática do 30º Batalhão de Polícia Militar realizou ação no Centro de Camaquã, restando detido o indivíduo conhecido como “Jiboião”. Segundo o Sargento Gilmar Zacher, a ação ocorreu após denúncia de populares que relataram importunação do indivíduo, fato já recorrente.

A ação ocorreu na esquina do Clic Camaquã, no cruzamento da avenida Olavo Moraes com a rua Júlio de Castilhos, no Centro da cidade. A reportagem do Clic Camaquã esteve no local e conversou com o sargento Zacher (veja abaixo), que relatou o ocorrido.

Durante o relato, o sargento citou ainda um fato ocorrido que foi noticiado com exclusividade pelo portal Clic Camaquã em que o mesmo indivíduo atacou um ônibus com estudantes.

 

O ataque a ônibus escolar

No dia 6 de novembro, um grupo de estudantes camaquenses entrou em contato com a redação do Clic Camaquã para relatar momentos de pânicos vividos por volta do meio dia. Os alunos do Instituto Cônego Luiz Walter Hanquet e do Colégio Sete de Setembro relataram um ataque que teve seu ônibus escolar como alvo.

Segundo os estudantes que fazem o trajeto entre a sede de Camaquã e a localidade do Banhado do Colégio diariamente, o ônibus da empresa JBC foi atacado por um homem conhecido popularmente como “Jiboião”.

O fato ocorreu por volta das 12h, junto à rótula de acesso sul de Camaquã, nas proximidades do Centro de Distribuição da Pompéia.

Clique aqui e leia esta matéria completa.

 

Ataque de fúria

Foto: Internauta/ Clic Camaquã

A reportagem do Clic Camaquã recebeu relatos de que o mesmo homem havia agido de forma semelhante com veículos e pessoas. Informações dão conta de que o indivíduo arremessou uma garrada de água no parabrisa de um veículo que se deslocava pela BR-116, próximo ao quilômetro 397, junto ao Posto Sim.

Já durante a tarde do dia 6 de novembro, diversos moradores do bairro Viégas relataram que o mesmo estava na Faixinha depredando lixeiras, paradas de ônibus e placas, além de estar realizando ameaças contra populares.

Pela descrição, o homem que protagonizou a situação é o mesmo que quebrou a vitrine de uma loja e a janela de um carro

Clique aqui e leia mais.

 

O Centro de Reabilitação

O Centro de Reabilitação El Shadai é uma entidade privada voltada a recuperação da saúde de homens a partir de dezesseis anos envolvidos com algum tipo de dependência química. Faz parte da Rede Inter setorial Municipal, vinculada ao Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas de Camaquã – COMADECAM e ao Conselho de Assistência Social.

O Centro trabalha com o acolhimento residencial, num período de doze (12) meses (podendo se estender), por usuários de drogas e álcool. Também está vinculado à Rede SUS, por meio desse ofertando vagas aos usuário do Município e Região, e à Secretaria Nacional Antidrogas, com vagas para acolhimento subsidiadas via Ministério da Justiça.

No começo de 2019, a reportagem do Clic Camaquã visitou o local e conversou com diversos internos. Dentre eles, uma vontade em comum: reconstruir uma nova vida. Confira os depoimentos de Jesus, Lucas, Alexandro e Adão:


  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (5)
  • 970×90
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px
  • globalway (1)
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • CMQ 01 010 (1)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
Notícias

Mais de 100 mortes e outros 136 seguem desaparecidos: confira dados atualizados pela Defesa Civil


A Defesa Civil atualizou os dados sobre as enchentes que atingem o Rio Grande do Sul nos últimos minutos, atingindo…


A Defesa Civil atualizou os dados sobre as enchentes que atingem o Rio Grande do Sul nos últimos minutos, atingindo…