Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • banner felice 2
  • globalway (1)
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (5)
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • _26345 banner topo 970×90 px (PNG)
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)

Dia Mundial do Chocolate: confira os mitos e verdades sobre essa delícia

7 de julho é comemorado o Dia Mundial do Chocolate


Por Redação Clic Camaquã Publicado 07/07/2022
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Imagem Ilustrativa

Quem não gosta de chocolate? É quase impossível resistir a essa delícia, mas muitas vezes deixamos de nos deliciar por causa de alguns mitos. Então para você comemorar esse dia comendo o seu chocolate, separamos uma lista com MITOS e VERDADES sobre essa maravilha.

Sobre o Dia Mundial do Chocolate

Não se sabe ao certo o motivo da escolha do dia 7 de julho para celebrar esta data. No entanto, acredita-se que ela marque a introdução do chocolate na Europa, por volta do século XV. Antigamente, o chocolate só era conhecido e utilizado pelos Maias e os Astecas, civilizações originárias da América.

Tomar chocolate quente, então, virou símbolo de status para a aristocracia europeia, e o chocolate ficou popular somente com a Revolução Industrial.

Nesta data, é comum o consumo de chocolates nas suas diversas variações. Em algumas culturas, é normal a troca de chocolates entre os amigos e familiares, como um modo de celebrar esta data.

Muitas pessoas também celebram o dia 26 de março (Dia do Cacau) como Dia do Chocolate. Isto porque esta fruta é a principal matéria-prima para a produção desta deliciosa iguaria.

Chocolate pode viciar?

Mito. O consumo provoca produção de serotonina, que gera satisfação. No entanto, não há nada que comprove que chocolate vicia.

Chocolate é bom para a saúde do coração?

Verdade. Uma pesquisa publicada pelo “European Journal of Preventive Cardiology” sugere que comer chocolate amargo ou meio amargo, pelo menos uma vez por semana reduz o risco de contrair doenças cardíacas. Os pesquisadores examinaram a associação entre o consumo do produto e o bloqueio das artérias coronárias.

Chocolate causa dores de cabeça?

Verdade. O chocolate em excesso pode causar cefaleia. O responsável pela dor de cabeça após comer muito chocolate é o aumento dos níveis de feniletilamina no corpo. Essa substância faz com que sejam liberados neurotransmissores que estão relacionados ao prazer.

Chocolate é bom para quem tem depressão?

Verdade. O chocolate amargo 70% possui alta concentração de magnésio, nutriente que pode diminuir os sintomas da depressão.

Quanto mais escuro e amargo for o chocolate, melhor?

Verdade. Quanto maior a quantidade de massa de cacau na composição dos chocolates, maiores serão seus benefícios para a saúde. O chocolate acima de 50% de cacau, tem menos açúcares e gorduras saturadas, fatores de risco para obesidade e doenças cardiovasculares.

Chocolate é um alimento funcional?

Verdade – mas somente a versão amarga. Os alimentos funcionais produzem efeitos benéficos para o organismo, além de sua capacidade de nutrir. A versão amarga do chocolate regula algumas funções corporais, uma vez que é composto por maior quantidade de massa de cacau e contém flavonoides, que são poderosos antioxidantes, semelhantes aos descrito no chá, vinho tinto, e várias frutas e vegetais. Os flavonoides são responsáveis sabor amargo do chocolate, porém, apresentam qualidades funcionais importantes, funcionando como um anti-inflamatório para nossos vasos e melhorando nosso sistema imunológico.

Chocolate reduz o colesterol?

Verdade. A gordura do cacau, “manteiga de cacau”, é uma gordura do “bem”, pois tem efeito benéfico sobre os níveis de colesterol no nosso corpo.  Consiste, principalmente, de ácido esteárico e ácido oleico que, ao contrário das gorduras saturadas não elevam o colesterol ruim, podendo até mesmo reduzi-lo.

Chocolate melhora o humor?

Verdade. Outra importante propriedade do chocolate amargo é sua capacidade de estimular substâncias neurotransmissoras no sistema nervoso central, responsável pelo humor e bem-estar. Ele pode ajudar a reduzir aquela irritação da TPM, principalmente na semana que antecede o início do fluxo menstrual.

O chocolate amargo não engorda?

Mentira. O chocolate é bem calórico e se for ingerido em grande quantidade pode descontrolar qualquer plano alimentar. Uma quantidade pequena diária de chocolate amargo, em torno de 25g, fornece cerca de 100 kcal. Ótima sugestão para ser ingerido entre as refeições almoço-jantar.

Chocolate diet é melhor para quem está de dieta?

Mentira. Cuidado com os chocolates “diet”, que podem não conter açúcar, mas, geralmente contém maior quantidade de manteiga de cacau e, portanto, são mais calóricos. Este tipo de chocolate é indicado para diabéticos ou pessoas com restrições ao açúcar.

Chocolate branco não possui benefícios para a saúde?

Verdade. O chocolate branco é produzido através de uma mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes, como leite e açúcar, e como não possui massa de cacau, enão contém as propriedades encontradas no chocolate preto amargo ou meio amargo. Ainda é mais calórico e rico em gordura saturada. 

Chocolate é afrodisíaco?

Verdade. O chocolate aumenta a produção de serotonina, que dá sensação de prazer e felicidade. O cacau é considerado afrodisíaco por conter uma substância chamada feniletilamina, sendo que o chocolate, feito a partir do cacau, foi avaliado por exercer vários efeitos sobre a sexualidade humana, atuando principalmente como um eficaz afrodisíaco, estimulante do hipotálamo, aumentando o desejo sexual e melhorando o prazer sexual.

Chocolate causa acne?

Mito. A acne está relacionada principalmente a um desequilíbrio hormonal. Nenhum estudo científico comprovou essa relação até o momento. O que acontece, segundo a especialista e vários estudos, é que alimentos que apresentam alto índice glicêmico podem provocar a piora da acne, assim como o leite. As barras de chocolate, especialmente as que apresentam alto teor lácteo, têm grande quantidade de carboidratos (açúcares refinados), portanto, possuem elevado índice glicêmico”.

Comer chocolate diariamente acelera o envelhecimento?

Mito. O que ocorre é exatamente o contrário.  O chocolate se encontra em primeiro lugar no ranking de qualidade de antioxidantes, devido a sua riqueza em alguns minerais essenciais (como potássio, magnésio e cobre) e polifenóis, o que lhe garante muitos benefícios para a pele e para a saúde, como a prevenção do envelhecimento precoce e de doenças cardiovasculares.

*Fonte: Vogue


  • globalway (1)
  • _26345 banner topo 970×90 px (PNG)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (5)
  • banner felice 2
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • TEXEIRA GÁS ultragaz