Grêmio conquista o tri da Recopa Gaúcha
A goleada de 5 a 0 na Serra diante do Glória de Vacaria confirmou a terceira conquista do Tricolor na competição
Na terça-feira (24), o Grêmio conquistou o tri campeonato da Recopa Gaúcha 2022. A equipe do técnico Roger Machado venceu o Glória, no Estádio Altos da Glória, em Vacaria, por 5 x 0. O Tricolor O grupo já havia sido campeão em 2019 e 2021. A equipe tricolor garantiu o direito de jogar este ano depois de ser campeão Gaúcho em 2021, enquanto o Glória conquistou a vaga depois de vencer a Copa FGF na temporada passada.
Sob o comando do técnico Roger Machado, o Grêmio foi para campo com a seguinte escalação: Gabriel; Rodrigues, Natã, Kanneman; Sarará, Thiago Rosa, Thiago Santos, Benitez, Campaz; Janderson e Elkeson. Com torcedores do Glória e também do Grêmio no Estádio Altos da Glória, na pequena cidade de Vacaria, a final da Recopa reuniu capital contra o interior.
Jogando em casa, o Glória deu o primeiro chute ao gol com Vitor, assustando o goleiro Gabriel. O lateral, entretanto, mandou a bola longe. Como resposta, o Grêmio conseguiu abrir o placar logo aos 7 minutos com Elkeson após receber de Janderson dentro da área, 1 a 0.
Mesmo atrás no resultado, o time da casa não se deixou abater e continuou em cima do adversário. Tcharles, Marcão e João Paulo chegaram muito bem, mas sem sucesso e principalmente com problemas na finalização.
Aos 34, Campaz teve uma das melhores oportunidades do tricolor após receber na esquerda. O jogador, entretanto, mandou longe do gol. Porém, aos 45 minutos, o atacante conseguiu marcar, ampliando o placar para 2 a 0.
Assim como foi no primeiro tempo, o time do Glória começou mostrando perigo com Baggio e Vitor ao oponente, mas ainda com algumas preocupações em campo e dificuldades dos jogadores. Foi então que, de bicicleta, aos 17 minutos, Janderson encheu as redes para a alegria dos torcedores presentes no estádio, Grêmio 3 a 0.
O clube gaúcho, que tomou por completo o controle da partida, ampliou aos 23 minutos com Jhonata Varela, livre na área do rival, 4 a 0. Mais uma vez, o Glória chegou até a zona defensiva do rival com Bruno Cruz, mas pegou mal na bola e mandou para fora.
O Grêmio na metade da etapa, com mais de 30 minutos, apenas controlava a partida para segurar o placar e garantir a taça na temporada. Ainda sobrou tempo para mais um gol, quando aos 35 do segundo tempo, Ricardinho aproveitou e, de canhota, bateu bem para deixar o goleiro Samuel sem chances, 5 a 0.
Títulos do Grêmio na Recopa Gaúcha
Com o título de 2022 na Recopa, o Grêmio agora é tricampeão do torneio gaúcho. O elenco tricolor também venceu nos anos de 2019 e 2021.
Em 2019, o time veio justamente depois ser campeão gaúcho. Enfrentou o Avenida, na Arena do Grêmio, sob o comando de Renato Gaúcho. Por 6 x 0, o elenco levou a melhor e conquistou o seu primeiro troféu da competição.
Em 2021, voltou a disputar também depois de vencer o Campeonato Gaúcho. Sem público por conta da Covid-19 na Arena do Grêmio, o Grêmio disputou contra o Santa Cruz, com o comando técnico de Tiago Nunes e venceu por 3 x 0, garantindo mais uma conquista.
Todos os campeões da Recopa Gaúcha
O Grêmio é o maior campeão da Recopa Gaúcha com três títulos. Ao todo, cinco equipes já levantaram uma das taças. A primeira edição da Recopa aconteceu em 2014, com a vitória do Pelotas. A competição foi idealizada pela Federação Gaúcha de Futebol, responsável por organizar e tomar conta do regulamento.
Títulos
Grêmio – 3 títulos (2019, 2021 e 2022)
Pelotas – 2 títulos (2014 e 2020)
Internacional – 2 títulos (2016 e 2017)
Lajeadense – 1 título (2015)
São José – 1 título (2018)