Secretaria de Cultura realiza pré-feira do livro de Camaquã
Evento literário acontece de 4 a 8 de novembro, na Praça Sylvio Luis, no centro histórico
No dia 10 de junho no Teatro do SESC dois encontros literários marcaram a Pré-feira, um evento que permite aos professores e alunos um contato prévio com a programação que será desenvolvida de 4 a 8 de novembro, na Praça Sylvio Luis. “É como uma preparação para a Feira do Livro, pensando em um melhor aproveitamento das atividades”, explica a professora Roberta Flores Pedroso. O encontro é voltado aos professores que repassam o conteúdo aos seus alunos durante o trabalho em sala de aula. A iniciativa da Secretaria da Cultura e Turismo de Camaquã conta com a parceria do Sesc.
O encontro realizado pela manhã teve como tema “Simões Lopes Neto, Vida e Obra” com a professora Maria Heloisa Pinto Netto, Licenciada em Letras e Literatura Italiana, Mestre em Literatura Brasileira e Doutoranda em Literatura Brasileira (Simões Lopes Netto) todos pela UFRGS. Ela apresentou algumas versões cinematográficas dos contos do autor e expôs detalhes como os significados por trás das figuras de linguagem: “Há uma forte ligação do gaúcho com a família, a honradez é outro valor evidente na obra, assim como a simbiose homem e natureza”, comenta. Ela declara que é a favor das adaptações, pois facilitam a apresentação do conteúdo aos alunos em sala de aula.
A novidade agradou ao público. A professora do IFSUL Sandra Salenave, gostou da iniciativa. Ela participou acompanhada dos alunos do projeto IFSUL Contação, que trabalha com escritas de textos, releituras e a ligação da literatura com outras artes. Durante o evento, o grupo apresentou duas músicas, a história Negrinho do Pastoreio e também uma declamação. A aluna Bruna Gomes, 14, comenta que a iniciativa é muito boa: “Através desses encontros é possível incentivar a leitura e valorizar a literatura”. Sua colega Camila Dias, 16, concorda e acrescenta que o encontro é um espaço importante para a troca de experiências e de conhecimento.
À tarde, foi a vez de falar sobre os “125 Anos do Nascimento de Fernando Pessoa”. Conduzido pela professora Maria Geórgia Barberena, Licenciada em Letras em Literatura Brasileira e Mestre em Literatura Brasileira ambos pela UFRGS, o encontro debateu os heterônimos do autor, além da análise dos poemas tendo como ponto principal a forma como estes são abordados em questões do Enem e do vestibular.
Na ocasião, houve ainda a exposição do trabalho da Biblioteca Pública Municipal e dos exemplares dos livros dos dois autores que se encontram disponíveis para retirada.