Projeto poderá levar livros às paradas de ônibus de Camaquã
Anúncio foi feito durante o Fórum de Cultura de Camaquã
Na manhã desta sexta-feira (23), ocorreu o Fórum de Cultura de Camaquã. O evento foi realizado na Fundasul.
Muitas palestras ocorreram ao longo do dia, durante o evento que contou com a presença do Secretário Estadual de Cultura Victor Hugo. Um bom público esteve participando do evento, que contou com um bom número de participantes.
Uma das palestras que mais chamou a atenção durante o Fórum foi a da professora Fernanda Torino. Durante sua explanação, Fernanda citou alguns pontos resumidos sobre a 1ª Conferência de Cultura do Município.
Um dos projetos da secretaria de cultura do município que foram apresentados durante o evento, foi o que pretende levar livros às paradas de ônibus do município. Uma forma de levar cultura literária de forma gratuita a toda à população.
Em 2008, um administrador de empresas e um psicólogo, criaram um projeto semelhante, porem independente, em Porto Alegre. O projeto intitulado como “Estante Pública”, proporcionava á toda a população, a possibilidade de leituras gratuitas de obras como as poesias de Machado de Assis e Gonçalves Dias, entre outras. Por lá a ideia deu tão certo, que a população colaborou colocando a disposição os livros que estavam sobrando em casa para que pudessem servir de entretenimento para os demais.
Infelizmente, alguns exemplares acabaram não mais retornando para aquelas prateleiras em Porto Alegre. Os materiais colocados na Estante são de uso público, porém a responsabilidade sobre eles é de cada um. Não há câmeras, não há guardas, não há grades. O ambiente alimenta uma relação aberta com seus visitantes.
Durante o encontro realizado em Camaquã nesta sexta (22), não foi citado quando o projeto entrará em prática e ainda não foi informado de que forma ele deverá ocorrer.