Professores da Rede Municipal participam de Encontros de Formação Continuada
A Secretaria Municipal da Educação de Camaquã realizou na terça-feira, 15, o primeiro encontro do VI Programa de Estudos da Infância (VI PEI). O programa é destinado a educadores que atuam em turmas de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino e tem por objetivo a qualificação docente e a melhoria na qualidade das aprendizagens da primeira infância, que perpassam o ambiente escolar.
Nesta edição, o tema central do VI PEI será a Educação pela pesquisa na Primeira Infância, a qual será abordada na perspectiva de Maria Montessori, mentora da Pedagogia Montessoriana, adotada na Rede Municipal de Ensino nesta primeira etapa da Educação Básica.
Serão oportunizados encontros sistemáticos visando ao aprimoramento do trabalho de diretores, supervisores, professores e monitores, a fim de efetivar ainda mais uma prática pedagógica de qualidade na Educação Infantil.
O primeiro encontro teve início no turno da manhã e realizou-se nas escolas municipais de educação infantil, nas quais toda a equipe de educadores aprofundou seus conhecimentos sobre a prática da “Educação pela Pesquisa” e elaborou os projetos de pesquisa que nortearão as aprendizagens a serem consolidadas no primeiro trimestre deste ano letivo. O segundo momento de formação aconteceu no turno da tarde e reuniu todos os educadores no auditório da Secretaria Municipal de Educação e teve como tema “Currículo, conteúdos, habilidades e competências: o Educar pela Pesquisa na perspectiva montessoriana”, o qual foi abordado com propriedade pela professora Adriane Lessa, especialista em Educação Montessoriana.
Os próximos encontros acontecerão nos meses de abril, maio e junho, e abordarão, respectivamente, as temáticas “Projeto de Trabalho e Método Científico na Educação Infantil”, “Ações Preventivas para o Bom Desenvolvimento Motor” e “Ações Preventivas para o Bom Desenvolvimento da Fala”.
Para a secretária de Educação, Jussara Jaquês, Encontros de Formação Continuada, como os recém-ofertados pela Secretaria Municipal de Educação, oportunizam não apenas momentos de estudos e integração, mas também a socialização de experiências entre os professores, monitores e equipe diretiva, elevando, assim, a qualidade da Educação Infantil da rede municipal de ensino.