Há um projeto para reformar o prédio histórico da biblioteca municipal, afirma novo secretário de Cultura de Camaquã
Varlei Magalhães é o novo secretário do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo


A conservação do prédio histórico do Forte Zeca Netto, onde estão o Museu Divino Alziro Beckel e a Biblioteca Pública Municipal Oswaldo Lessa da Rosa tem preocupado defensores da cultura local. O novo secretário do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo, Varlei Magalhães, participou do programa Controle Geral deste sábado (20) e falou sobre o assunto.
De acordo com relatos de frequentadores da biblioteca, que possui um acervo com cerca de 14 mil livros, há muitas goteiras e precariedades no prédio. O novo secretário de Cultura confirmou os problemas e salientou que a secretaria já está trabalhando em uma solução com a Prefeitura de Camaquã.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Uma das possibilidades, segundo o secretário, é retirar os livros e objetos que estão em risco do local, com o objetivo de conservar o patrimônio enquanto a reforma não sai.
Não podemos ficar esperando!
Em sua fala, Magalhães destaca as burocracias que envolvem a reforma de um prédio público e histórico, diferente do que seria em uma situação normal, mas quanto a isso, enfatiza: “não podemos ficar esperando”. Existe a possibilidade da transferência para uma sala no prédio da Ação Social, onde seguiria o funcionamento normal da biblioteca municipal.
Dia Mundial do Livro
O próximo evento organizado pela secretaria é em alusão ao Dia Mundial do Livro, no dia 23 de abril. Camaquã realizará diversas atividades na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE Camaquã), com programação que inicia às 10h e vai até o final da tarde, às 17h.
Com o lema “Unindo Páginas, Celebrando Diversidades”, evento é promovido pela Biblioteca Pública Municipal Oswaldo Lessa da Rosa, biblioteca do IFSUL Camaquã e APAE Camaquã.
Clique aqui e confira toda programação.
Assista a participação completa do secretário: