Eduardo Leite alerta para possibilidade do Guaíba atingir 5 metros da cota de inundação ainda hoje
O município de Eldorado do Sul já foi 90% atingido pela cheia do Guaíba, onde desaguam rios que também estão registrando cheias históricas
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta para inundação da área urbana que compreende o Centro Histórico de Porto Alegre. O governador Eduardo Leite, em suas redes sociais, também alerta para possibilidade do Guaíba atingir os 5 metros da cota de inundação ainda nesta sexta-feira (3), com consequências também no 4º distrito em direção ao aeroporto, além da região das ilhas.
O município de Eldorado do Sul já foi cerca 90% atingido pela cheia do Guaíba, onde desaguam rios que também estão registrando cheias históricas, como o Jacuí, onde desagua o Taquari, e o Caí.
A orientação expressa da Defesa Civil é de que os moradores, comerciantes e trabalhadores de regiões próximas às ruas Siqueira Campos, Sete de Setembro, Rua dos Andradas (rua da Praia), avenida Júlio de Castilhos e arredores evacuem imediatamente essas áreas de risco e procurem abrigos públicos ou outro local de segurança para permanecer durante a elevação de nível do Guaíba.
As pessoas que não tiverem locais alternativos devem buscar informações junto à Defesa Civil de Porto Alegre sobre os abrigos públicos disponibilizados, rotas de fuga e pontos de segurança.
- Contato da Defesa Civil de Porto Alegre: (51) 3289-0199.
- Em caso de emergência: 199.
A possibilidade do Guaíba chegar aos 5 metros já era alertada por especialistas ao longo da semana. Na atualização mais recente, a cota de inundação estava em 4,5 metros e a comporta 14, na zona norte de Porto Alegre, havia rompido. Bairros da capital já estão sendo atingidos por alagamentos.
Durante a enchente histórica, em 1941, a cota máxima de inundação foi 4,76 metros.
Nível do Guaíba deve passar dos 5 metros ainda hoje, com consequências na região central de POA e no 4º distrito em direção ao aeroporto, além da região das ilhas. Será SEM PRECEDENTES e reforço o pedido para que as pessoas em área de risco procurem por locais seguros. pic.twitter.com/B5nZEPWvQb
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) May 3, 2024