Especialistas alertam para nova inundação histórica no Guaíba
Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alertas com vigência de 24h
Ao atingir 3,1 metros na tarde desta quinta-feira (2), por volta das 13h15, o Guaíba superou a cota de inundação. A previsão da Defesa Civil, que já emitiu alertas, é de que a água ultrapasse os 4 metros. Especialistas indicam a possibilidade de enchente histórica, ultrapassando os 5 metros.
Desde 1941, com cota máxima de 4,76 metros, o Guaíba somente excedeu 3,00 metros no Cais Central e transbordou em meses de fim de inverno e primavera: setembro de 1967 (3,11 metros), setembro de 2023 (3,18 metros) e novembro de 2023 (3,46 metros). De acordo com Fernando Fan, professor daUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisador do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH), se seguir chovendo, a tendência é ultrapassar a marca histórica de 1941 e, no pior cenário, ir além.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Se este cenário descrito pelo professor em entrevista à GZH se confirmar, Porto Alegre pode registrar uma nova cheia histórica entre sábado (4) e domingo (5). A área central estaria protegida pelo muro de 6 metros da Mauá, já regiões ao sul, nas ilhas e do outro lado do Guaíba seriam amplamente afetadas.
Os rios Jacuí, Caí, Taquari, Sinos e Gravataí, que também registram cheias históricas, desaguam no Guaíba.
Confira o alerta emitido pela Defesa Civil:
Defesa Civil alerta para inundação: Guaíba em níveis elevados nas ilhas.
Em caso de emergência ligue 190/193.
Caso seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo, e não atravesse alagamentos ou inundações a pé ou, mesmo, de carro.
Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade, conheça os Planos de Contingência municipais para saber quais os riscos e como agir em caso de desastre no seu município: abrigos disponíveis e rotas de fuga.
Se você mora em áreas com histórico de alagamentos, inundações ou movimentos de massa, busque locais alternativos para permanecer em segurança.