VÍDEO E FOTOS: Reunião de Diretoria da Fecomércio-RS é realizada em Camaquã
Propostas do setor terciário para os candidatos à prefeitura são apresentadas em Fórum Regional da Fecomércio-RS
A Fecomércio-RS realizou a reunião mensal de diretoria na tarde desta terça-feira (16), no Teatro do Sesc, em Camaquã, para um público de cerca de 200 pessoas. Durante a abertura do encontro, que teve a presença do Prefeito João Carlos Machado, o presidente da Federação, Luiz Carlos Bohn, destacou algumas das últimas ações da entidade, como a reunião com o Sebrae Nacional, realizada na ultima semana, em Porto Alegre, que tratou de evidenciar as distorções com a defasagem das tabelas do Simples Nacional.
ASSISTA AS ENTREVISTAS COM O PRESIDENTE DO SISTEMA FECOMÉRCIO RS, LUIZ CARLOS BOHN, O VICE, LUIZ ANTÔNIO BAPTISTELLA, E O PRESIDENTE DO SINDILOJAS COSTA DOCE, LUCIANO STASIAK BARBOSA
Como anfitrião, o presidente do Sindilojas Costa Doce, Luciano Stasiak Barbosa, chamou atenção para a participação dos empresários e das entidades de classe nas questões políticas e econômicas que prejudicam os negócios, tiram poder de consumo da sociedade e travam o desenvolvimento das cidades e do Estado. O espaço para manifestação das comissões e conselhos da Fecomércio-RS, cujas reuniões aconteceram na semana passada, em Porto Alegre, foi mantido neste formato no interior, onde os coordenadores apresentam um relato do encontro e as recomendações sobre as pautas abordadas.
VEJA AS FOTOS:
A análise tributária, feita pelo consultor Rafael Borin, tratou sobre as possibilidades de redução da carga tributária através do Poder Judiciário: INSS em reclamatórias trabalhistas, Lei Complementar 110/01, as tarifas de distribuição e transmissão de energia elétrica para as empresas e os 10% ao FGTS . “Dentro de um cenário de crise e instabilidade econômica é importante um precedente de ganho de causa para as empresas”, observou Borin. Já o consultor econômico da Fecomércio-RS, Marcelo Portugal, apresentou o desempenho do comércio e dos serviços no primeiro semestre, mostrando que, no acumulado do ano, as vendas estão com expressivas quedas em relação a 2015. “No entanto, os últimos meses mostram sinais de estabilidade e que o processo de redução das vendas parece estar no fim”, observou Portugal.
Na análise trabalhista, o consultor Antônio Barreto tratou sobre a flexibilização da legislação trabalhista, destacando um dos principais entraves atuais, que é a prevalência do legislado sobre o que foi acordado em convenções coletivas. Nesse sentido, Barreto destacou o Projeto de Lei do deputado Júlio Lopes, que permite, entre outras coisas, a flexibilidade da jornada de trabalho. “Tudo o que for bom para empregados e empregadores e, ainda, manter postos de trabalho, deve ser analisado com coerência pelos nossos legisladores”, pontuou.
Propostas do setor terciário para os candidatos à prefeitura são apresentadas em Fórum Regional da Fecomércio-RS
Durante o Fórum Regional em Camaquã, realizado na noite desta terça-feira (16) pela Fecomércio-RS, alguns pontos relacionados ao crescimento e ao desenvolvimento da região Costa Doce foram abordados pelos técnicos da entidade. Nesse sentido, o economista da Federação Lucas Schifino apresentou dados referentes à economia, com destaque para a participação expressiva dos serviços no PIB da região. Também mostrou os impactos que a crise da economia brasileira vem surtido nesses municípios, que registrou uma redução de cerca de 50 mil empregos formais nos últimos 12 meses.
Realizado pela Fecomércio-RS em todos os municípios que tenham sede dos sindicatos filiados, o estudo que traça o perfil das cidades e as propostas aos candidatos às prefeituras foi apresentado pelo assessor parlamentar Adriano Beuren. Como cidade-sede do Fórum, o assessor mostrou as estatísticas de Camaquã, cuja população soma quase 63 mil pessoas, com predominância de 51% de mulheres. Sobre a economia local, Camaquã tem um PIB de R$ 1,5 bilhão, sendo o 40º no ranking do Estado, puxado pelo setor de serviços ( 50, 3%), seguidos pela Administração Pública (17%), agropecuária (16,6%) e indústria.
Com relação às propostas para os candidatos, algumas áreas-chave serão destacadas em todos os municípios estudados, como segurança pública, empreendedorismo e desenvolvimento econômico, saúde, educação e infraestrutura. O próximo Fórum Regional da Fecomércio-RS será dia 17 de novembro, em Santana do Livramento.