Vendas de ovos de Páscoa em supermercados gaúchos caem 12%
Dados foram divulgados pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas)
As vendas de ovos de Páscoa tiveram queda de 12% em relação ao ano passado conforme balanço divulgado, neste domingo, pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). O resultado já era esperado pelo setor, que encerra a data tendo comercializado 6,5 milhões de ovos de chocolate em todo o Rio Grande do Sul.
O presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, explica que os supermercadistas efetuaram uma compra de ovos de Páscoa menor, em volume, na comparação com o ano passado, o que garante uma sobra de produtos muito pequena nas lojas a partir desta segunda-feira. “Ao contrário dos outros anos, o varejo e a indústria analisaram cuidadosamente os desejos dos consumidores e definiram com precisão o mix e a quantidade de ovos expostos. Enquanto em anos anteriores a sobra de ovos de chocolate após o domingo de Páscoa chegava a 4%, neste ano a sobra não ultrapassa 1%”, detalha o presidente.
Tradicionalmente apontada pelos supermercadistas como o segundo melhor evento em vendas para o setor no ano, atrás apenas das festas de fim de ano, a Páscoa de 2017 trouxe outra peculiaridade: pela primeira vez, barras de chocolate e caixas de bombons ganharam representatividade na preferência dos consumidores, em detrimento dos tradicionais ovos de chocolate. “O setor comercializou 6 milhões de caixas de bombons, número similar ao de ovos de Páscoa. O gaúcho segue querendo presentear em média quatro pessoas do seu convívio, mas está em busca do menor preço. Por isso se evidenciaram os pequenos chocolates”, ressalta Longo.
As comemorações em família também alavancaram as vendas dos supermercados em todo o Estado: na Sexta-Feira Santa, o setor comercializou 520 toneladas de pescados, além de vinhos e de azeites. Para o domingo de Páscoa, a procura por carne para churrasco, cervejas, refrigerantes e sobremesas teve crescimento. Outro produto típico da data, as colombas pascais tiveram vendas semelhantes às do ano passado.
Ainda conforme o balanço da Associação, cerca de 35% dos consumidores deixaram as compras para a última hora, devido as promoções especiais de ovos de Páscoa. “Nestes três últimos dias, houve descontos de cerca de 20%. Mas quem preferiu garantir seu ovo favorito antecipou as compras”, revela o presidente da Agas. Esse comportamento de antecipação na compra de chocolates ficou mais evidente entre os gaúchos que adquiriram os chamados “ovos premium”: de acordo com Longo, as vendas do tipo, com maior valor agregado, mantiveram-se estáveis em relação a 2016, e representaram cerca de 15% do total de ovos comercializados. Os supermercados gaúchos vão agora reabastecer os estoques de caixas de bombons e de chocolates com foco no Dia das Mães, comemorado dia 14 de maio.