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Supermercados gaúchos cresceram 5,2% em 2018

Segundo a Associação Gaúcha de Supermercados, crescimento no estado foi acima da média brasileira


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 16/04/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Cada vez mais focados em encontrar soluções para que os consumidores visitem e permaneçam mais tempo dentro de suas lojas, os supermercados gaúchos registraram um crescimento nominal de 5,2% em 2018. Este é um dos resultados apurados pelo Ranking Agas 2018 e apresentados nesta terça-feira (16) pelo presidente da Associação Gaúcha de Supermercados, Antônio Cesa Longo, em encontro com a imprensa na Capital.

O estudo, realizado desde 1991 pela entidade, coletou nesta edição dados de 245 empresas supermercadistas gaúchas oriundas de 114 municípios, e apurou que, ao todo, as lojas do setor somaram juntas um faturamento de R$ 31,7 bilhões em 2018 – com 4,7 mil lojas e 99,8 mil empregos diretos em suas operações.

Os principais destaques da pesquisa serão homenageados no dia 23 de abril, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, em solenidade que marcará ainda a entrega das três primeiras Medalhas Marcello Zaffari, honraria criada pela Agas para distinguir o trabalho de empresários supermercadistas admirados pelos colegas do setor.

 Presente na vida de 100% dos consumidores, o segmento supermercadista recebe, diariamente, quatro milhões de clientes em suas lojas somente no Rio Grande do Sul.

Para o presidente daAgas, a essencialidade do setor, a praticidade e a conveniência oferecidas e as estratégias de redução de custos e de aproximação com os consumidores foram alguns dos principais fatores que pesaram para um resultado acima das expectativas em 2018.

Deflacionado pelo índice oficial do IPCA/IBGE, o crescimento real para o setor, no RS, foi de 1,5% em 2018. “No atual cenário, costumamos dizer que a tendência é não ter tendência, já que o varejista precisa criar atrativos diariamente para o consumidor e esperar sua resposta para entender o que este cliente necessita. O setor supermercadista é um grande jogo de xadrez”, exemplifica Longo.

 Participação do setor no PIB cresce – Os números positivos de 2018 resultaram em um crescimento da participação do setor supermercadista gaúcho no PIB do Estado, estimado em R$ 410 bilhões: a representatividade dos supermercados foi de 7,2% em 2017 para 7,7% em 2018.

 Com relação à participação nas vendas do setor supermercadista brasileiro, a força do varejo alimentar gaúcho também aumentou: enquanto em 2017 os supermercados gaúchos detinham 8,5% das vendas em nível Brasil, a fatia do RS no cenário supermercadista nacional foi de 8,9% 2018. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados, o segmento possui 89,6 mil lojas no País, com 1,8 milhão de empregos diretos e um faturamento de R$ 355,7 bilhões – um crescimento nominal de 0,7% no ano passado.

 Os dez maiores Confira as 10 maiores empresas supermercadistas do RS apontadas pelo Ranking Agas 2018. Embora não tenha enviado seus dados de desempenho, a rede Walmart deve figurar na segunda posição do estudo, conforme estimou o Departamento de Economia da Associação: 














Posição 2018

Posição 2017

Empresa

Matriz

Faturamento 2018

Nº de lojas

Nº de funcionários

1

2

Companhia Zaffari

Porto Alegre

R$         5.300.000.000,00

36

11.678

2

1

Walmart

Porto Alegre

12.200

3

3

Unidasul

Esteio

R$         1.547.991.156,00

46

5.009

4

4

Comercial Zaffari Ltda.

Passo Fundo

R$            861.442.556,00

21

2.187

5

5

Asun Supermercados

Gravataí

R$            676.150.692,00

30

2.232

6

6

Imec Supermercados

Lajeado

R$            624.111.193,00

22

2.057

7

7

Supermercados Guanabara

Rio Grande

R$            546.447.934,37

10

2.076

8

8

Master ATS Supermercados

Erechim

R$            521.565.815,75

11

1.567

9

10

Rede Vivo

Santa Maria

R$            454.356.235,00

26

1.474

10

9

Peruzzo Supermercados

Bagé

R$            450.327.275,00

20

1.733

 

 Investimentos – Um dos dados positivos trazidos pelo Ranking Agas 2018 mostra que os supermercadistas gaúchos estão com maior previsão de investimentos em novas lojas do que no ano passado. Segundo os dados apurados, 32,7% dos empresários do segmento ouvidos pretendem investir em reformas ao longo de 2019 (25% no ano passado); enquanto 12,2% vão abrir novas unidades ao longo deste ano (11% na pesquisa anterior). Somados, os investimentos já informados são de R$ 149,9 milhões em novas lojas (ao todo, 36 novos supermercados foram pré-anunciados pelos entrevistados) e de R$ 63,3 milhões em reformas de unidades já existentes.

 O que o Ranking Agas 2018 apontou – Alguns dos dados mensurados pelo levantamento refletem movimentos de tendências do mercado. Confira alguns dos resultados: 

·       11616 itens é o número médio do mix de produtos de um supermercado no RS (ante 14077 em 2017)

·       8,5% é o custo médio da folha de pagamento dos colaboradores sobre o faturamento das empresas supermercadistas (8,6% em 2017)

·       32,2% dos supermercados gaúchos oferecem recargas de celular aos seus clientes (39% em 2017)

·       16,3% dos supermercados dispõem de serviços bancários e pagamentos de contas (22% em 2017)

·       15,9% operam com restaurantes ou lanchonetes nas lojas (15% em 2017)

·       8,5% faturam com o aluguel de sublojas na entrada dos mercados (9% em 2017)

·       34,2% têm frota própria de caminhões (37% em 2017)

·       31,4% possuem centro de distribuição próprio (20% em 2017)

  Marcas próprias – Sensação no início dos anos 2000, as marcas próprias voltaram a crescer após quatro anos nos supermercados gaúchos. Neste ano, 17,6% dos supermercados informaram trabalhar com produtos de sua bandeira, enquanto em 2017 o número era de 16,8%. Em todo o Estado, já existem mais de 10,2 mil itens de marcas próprias em supermercados – e a participação média destes produtos no faturamento das empresas que operam com marcas próprias é de 4,4%.

 Meios de pagamento – As compras efetivadas com dinheiro seguem em queda, e já representam somente um terço do que fica nos caixas dos supermercados (33,5%). O cartão de débito e os tíquetes-alimentação seguem crescendo, enquanto o cartão de crédito também registrou leva queda. “Vacinado, o consumidor está fugindo do endividamento”, observa Longo. Pela primeira vez na história do Ranking Agas, 100% dos supermercados informaram operar com meios eletrônicos de pagamento. “Chama a atenção que 37% dos supermercados já possuam cartão de bandeira própria”, pontua Longo.

 

                                                           2017                           2018

Dinheiro                                              34%                            33,5%

Cartão de débito                                26,6%                         27,9%

Cartão de crédito                               29,6%                         27,7%

Cheque pré-datado                            3,3%                           3,5%

Tíquetes                                             4,9%                           5,1%

Outros                                                2%                              2,2%

 

Tíquete médio – Cada vez mais atentos aos preços e retomando o hábito de compras em volumes (ou “ranchos”), os consumidores elevaram o tíquete médio de suas compras de R$ 47,95 em 2017 para R$ 50,50 em 2018.

 Sempre abertos – Para o presidente da Agas, um dos fatores mais determinantes para o crescimento dos supermercados gaúchos foi a conveniência de estarem sempre abertos, inclusive aos domingos e feriados. “Após ser reconhecido como atividade essencial a partir de decreto presencial em 2017, os supermercados tiveram maior segurança jurídica para operar aos domingos”, sublinha Longo. O Ranking Agas 2018 confirma isto: enquanto 17,6% dos supermercados informaram não abrir aos domingos em 2017, o número de lojas fechadas aos domingos caiu para 14,3%em 2018.

 Importados – A participação dos importados entre os produtos vendidos pelos supermercados gaúchos permaneceu estável em 2018, com 2,04% de representatividade nas vendas.

 Orgânicos – Preocupados com sua saúde e bem-estar, os consumidores seguem migrando, lenta e gradativamente, seus hábitos de compra para produtos orgânicos. Estes itens já representam1,5% das vendas do varejo alimentar gaúcho em 2018 – ante 1,4% em 2017.

 O perfil da mão-de-obra – A Agas mais uma vez estudou o perfil dos colaboradores empregados pelos supermercados no Estado. As mulheres seguem como maioria no setor:

 

                        Mulheres        Homens

2017                53,2%             46,8%

2018                50,2%             49,8%

  

Nível de escolaridade aumentou – O Ranking Agas 2018 mostra que 58,1% (57,2% em 2017) dos colaboradores do setor têm ensino médio; 32,8% (35,1% em 2017) o ensino fundamental; enquanto o número de trabalhadores com ensino superior atingiu 9,1% (7,7% em 2017). “É um setor que valoriza muito a capacitação técnica e, por isso, a Agas treina mais de 6 mil pessoas por ano em áreas operacionais, técnicas e de gestão”, explica Longo.

 A idade dos colaboradores – Com relação às faixas etárias predominantes no setor, em média 8,3% dos colaboradores empregados nos supermercados gaúchos têm até 18 anos; 59,4% têm de 18 a 40 anos; 29,8% têm entre 40 e 60 anos; e 2,4% dos profissionais têm mais de 60 anos.

 Centrais crescem acima da média – As centrais de negócios, empresas que congregam pequenos e médios supermercados sob uma mesma bandeira para realizar compras em conjunto e barganhar melhores preços, taxas e condições junto aos fornecedores, apresentaram resultado ainda superior à média do setor, no RS, em 2018.

 Os supermercados vinculados a estas redes de negócio cresceram nominalmente em média 6,8. Ao todo, as 13 maiores centrais de negócios do RS somaram um faturamento de R$ 4,7 bilhões – representando 14,8% do faturamento total do setor. A maior central de negócios do Estado é a Rede Super, de Santa Maria, com faturamento de R$ 1,2 bilhão em 2018.

 O vaivém das vendas – Algumas categorias de produtos despontaram em vendas no ano passado, enquanto outras registraram queda ou estagnação nas vendas:

 

Em alta                                                                      Em queda

Café em cápsulas                                                      Café em pó

Energético, cooler e ice                                             Descartáveis (festas)

Espumantes                                                               Compotas

Fiambreria (Autosserviço)                                        Açúcar

                                                                                   Linha festa (açougue)

                                                                                   Iogurtes


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