Procon RS Explica: o que fazer diante de sinais de golpes e fraudes no momento da compra?
O objetivo da medida é tornar a população mais atenta aos sinais de práticas ilegais ou criminosas antes de efetuar as compras. As dicas são pertinentes às compras em lojas virtuais.
O Procon RS, departamento da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
(SJCDH), preparou uma série de dicas para o consumidor evitar cair em golpes e fraudes. O
objetivo da medida é tornar a população mais atenta aos sinais de práticas ilegais ou
criminosas antes de efetuar as compras. As dicas são pertinentes às compras em lojas virtuais.
De acordo com o departamento da SJCDH, as vítimas de golpes e fraudes devem contatar
diretamente uma Delegacia de Polícia. Além disso, o Procon RS ressalta que, ultimamente,
houve aumento da procura por órgãos de segurança em decorrência de golpes, principalmente
contra idosos em razão de ser uma população mais vulnerável quando o assunto são meios
tecnológicos.
1 – Fique atento ao endereço divulgado pela empresa:
Quando as pessoas buscam adquirir produtos por meio da internet, recomendamos que
utilizem somente os canais oficiais das empresas. É importante observar se o endereço e o
CNPJ do estabelecimento estão no rodapé do site, porque este é um indício de que o portal
eletrônico é verídico.
2 – Verifique se o site possui uma conexão segura:
Antes de realizar uma compra em loja virtual, verifique se existe o símbolo do cadeado no
canto esquerdo do link do site. Este símbolo indica que a conexão é segura e, provavelmente,
o consumidor vai estar no site correto da empresa.
3 – Em ligações ou aplicativos de conversa, não envie seus dados pessoais:
Se um representante comercial de uma empresa entrar em contato oferecendo um produto ou
serviço, evite passar dados pessoais, como senhas do cartão de crédito e débito. Na dúvida,
dirija-se ao estabelecimento físico, como agências de bancos.
4 – Denuncie toda e qualquer prática abusiva que se deparar durante as compras:
Caso você verifique alguma prática abusiva ou se sentir lesado após uma compra, você tem
direito a exigir seus direitos junto aos órgãos competentes. O serviço de atendimento
eletrônico do Procon RS está disponível 24h e o nosso tira-dúvidas no WhatsApp está ativo
das 10h às 16h de segunda a sexta-feira pelo número (51) 3287-6200.
Da mesma forma, o Procon RS adverte: se você for vítima de um golpe, deverá
imediatamente registrar uma ocorrência na Delegacia Online ou procurar a Delegacia de
Polícia mais próxima.
Texto: Wagner Meirelles/Ascom SJCDH