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Procon monitora preços para evitar fraudes na Black Friday

Dia destinado a liquidações em diversos setores do comércio está previsto para 27 de novembro


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 16/11/2015
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Quem quiser aproveitar a Black Friday, dia no comércio dedicado a liquidações marcado para 27 de novembro, deve tomar cuidados para não ser enganado. É o que orienta o Procon de São Paulo, que já está se preparando para a data.

“Estamos monitorando preços de produtos em alguns sites e fornecedores físicos há mais de um mês e meio. Ao todo, serão quase três meses de monitoramento”, afirma Ivete Maria Ribeiro, diretora da entidade.

A fiscalização tem o objetivo de inibir e detectar o fenômeno chamado de “Black Fraude”, em que grandes descontos são dados em relação a preços recentemente majorados. “Essa é uma prática abusiva contra o consumidor. Se algum cliente perceber que isso tenha ocorrido, deve vir ao Procon-SP com a documentação para exigirmos da empresa a devolução do que foi pago a mais”, diz Ribeiro.

DICAS
Segundo o Procon-SP, o consumidor também deve pesquisar desde já os preços dos produtos que pretende adquirir no dia de descontos. Nesse período e também durante a Black Friday, é aconselhável imprimir as imagens dos descontos. “É importante imprimir, em primeiro lugar, para que o consumidor possa informar o Procon se houver uma fraude de desconto. Além disso, toda oferta no ar deve ser cumprida durante o dia todo, e a imagem pode comprovar que isso foi desrespeitado”, diz a diretora da entidade.

Outros cuidados necessários valem para qualquer compra pela internet. É o caso do uso de um bom sistema antivírus, de não utilizar computadores públicos para compras e de checar a reputação dos sites escolhidos.

Veja abaixo algumas recomendações para os consumidores:
1- Lista
Faça uma lista de compras com tudo que você pretende comprar. Isso ajuda a evitar compras por impulso.
2 – Pesquisa
Pesquise com antecedência os preços e imprima as imagens para ter provas caso haja uma fraude nos descontos ou um aumento dos preços no dia da promoção.
3 – Órgãos de defesa do consumidor
No caso de dúvidas ou problemas, vale ligar para órgãos de defesa do consumidor. O Procon-SP contará com atendimento em tempo real aos consumidores durante as 24 horas da Black Friday.
4 – Online
As compras pela internet requerem uma série de cuidados: uso de computador pessoal com antivírus e checagem da reputação dos sites, por exemplo.
5 – Valor do frete
O consumidor deve olhar sempre o valor do frete de suas compras, inclusive para poder comparar os preços com os de lojas físicas.
6 – Código de Defesa do Consumidor

Vale sempre lembrar que todas as normas do Código de Defesa do Consumidor valem durante a Black Friday. O cliente que se sentir lesado pode acionar a Justiça e os órgãos de defesa do consumidor.

Black Fraude
Segundo o site Reclame Aqui, em 2014 consumidores apontaram maquiagem de preços e de dificuldades de continuar a compra depois que o produto foi adicionado ao carrinho da loja virtual, além de problemas como lentidão nos sites e preços de fretes que anulavam grande parte dos descontos.

Para este ano, o site pretende ter selos para destacar as empresas que se saem bem. Elas poderão ser classificadas como “ótimo”, “bom”, “RA1000” (excelente) com base na reputação obtida junto aos consumidores nos últimos seis meses.
“A empresa tem que informar ao consumidor que o estoque não é infinito e que está esgotado”, diz Maurício Vargas, presidente do Reclame Aqui, sobre o tipo de medida que as companhias devem tomar para receber o selo. Durante o evento, o site terá 30 pessoas de plantão, 15 delas para verificar reclamações.

Com isso, espera ajudar a diminuir problemas que fizeram com que a Black Friday ficasse conhecida por alguns consumidores por ter “preços pela metade do dobro”.


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