Planejamento estratégico para gerenciar crises é indispensável para a saúde dos negócios, segundo professor
O professor Walmir Guntzel, da Fundasul, participou do programa Bom Dia Camaquã, dando dicas nas áreas de Marketing e Gestão de Pessoas
Durante este mês de maio a Fundasul está preparando uma série chamada “Superando Juntos”, com conteúdos voltados para empresários. O professor Walmir Guntzel participou do programa Bom Dia Camaquã, dando dicas nas áreas de Marketing e Gestão de Pessoas. Ele trabalha a mais de 40 anos com Recursos Humanos e Marketing. O RH deve se preparar para demonstrar tranquilidade e informações para os demais colaboradores, dando condições para que o trabalho seja feito da melhor forma possível.
“Uma maneira de lidar com situações alarmantes como esta que estamos vivendo agora, é buscar respostas para algumas perguntas e elaborar uma estratégia”, explicou. Um exemplo de pergunta a ser considerada neste momento, é “quais são meus funcionários chave”, aqueles que dominam todas as competências da empresa e podem dar resultados melhores.
Outros questionamentos abordados pelo professor foram “quais funcionários podem trabalhar em home office”. “Será que a empresa tem estrutura para oferecer o home office para uma grande quantidade de pessoas”. “A empresa vai conseguir fazer com os funcionários se sintam bem no ambiente de trabalho ou é melhor mandar todos para a casa”. “Como treinar a equipe para lidar com um demanda como essa”, “como manter os funcionários informados”, entre outras.
O professor destacou que depois deste momento em que estamos vivenciando muitas coisas vão mudar em diversas áreas, devido a adaptação do home office que muitas empresas precisam adotar. Ele listou diversas áreas como o marketing, vendas, administração, entre outras que vão sentir o impacto das mudanças, que são vistas de forma positiva pelo professor.
Segundo ele, um planejamento estratégico para gerenciar possíveis crises é indispensável para a saúde dos negócios. Antecipar coisas que podem ocorrer na empresa e traçar ações para conter, lidar e resolver esses fatores colabora com o desenvolvimento saudável das organizações. Dentro do RH, as conversas e treinamentos devem ser constantes para motivar e incentivar os funcionários durante períodos de crise. Já no Marketing o caminho destacado pelo professor é o e-commerce.
Confira a entrevista completa a partir dos 29 minutos de transmissão: