CEEE-D vai ampliar ações para combater as fraudes
Publicado 02/05/2016
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A Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) assumiu como uma estratégia fundamental a redução das perdas não técnicas (avarias ou fraudes, conhecidas popularmente como “gatos”) registradas pela empresa. A estatal passará da realização de 30 mil fiscalizações em campo ao ano para 140 mil ações.
Como essa medida será intensificada a partir deste segundo semestre, para este ano, o diretor de distribuição da CEEE-D, Júlio Elói Hofer, estima fazer cerca de 70 mil fiscalizações, alcançando o patamar de 140 mil em 2017. O dirigente revela que as perdas não técnicas significam cerca de R$ 200 milhões em energia que deixa de ser faturada pela empresa ao ano.
A CEEE-D também terá apoio da tecnologia para diminuir os impactos com as irregularidades. Hofer adianta que serão implementados canais de comunicação on-line (através da conexão com os medidores de energia) com consumidores que representam praticamente 50% do faturamento da distribuidora. “Todos os grandes clientes terão equipamentos conectados on-line, será um sistema de acompanhamento e fiscalização eletrônica”, reforça o diretor. A ação prevê o recebimento de dados informatizados desde os pontos de entrada de energia no sistema da CEEE-D até o medidor do consumidor.
Além disso, a companhia fará uma campanha midiática sobre os “gatos”. Hofer ressalta que a fraude é um crime de furto, que pode implicar uma pena de quatro a oito anos de prisão. Quanto a pequenos consumidores que apresentam dificuldades econômicas e que adotam a prática ilícita, o diretor defende a regularização através do programa Energia Legal promovido pela concessionária.
Outro interesse da CEEE-D é aprimorar seus indicadores de qualidade de fornecimento de eletricidade, uma cobrança da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), reguladora do setor elétrico. Hofer recorda que, para melhorar o atendimento, foi estabelecido um plano estratégico fundamentado em quatro pilares: pessoas, processos, resultado e tecnologia.
Quanto ao quesito pessoal, foi focado envolvimento, motivação e trabalho em conjunto. Hoje, a CEEE-D conta com aproximadamente 1,3 mil funcionários próprios e em torno de 2 mil terceirizados. Na área da tecnologia, uma das novidades é o sistema chamado Solução de Despacho Móvel (SDM).
A ideia é digitalizar e informatizar toda a relação de gestão e logística das equipes de agentes da CEEE-D em campo. Ao invés de ser entregue uma ordem de serviço manual, o comando é digitalizado em um tablet, e o operador monitora a equipe por radiofrequência, GPRS ou satélite, o que torna o trabalho mais eficiente e produtivo. A meta é tornar todo o processo digitalizado até meados de 2017. O investimento na iniciativa é de cerca de R$ 12 milhões.