AGV solicita ao Governo do Estado a necessidade do Refis para o varejo
O encontro foi para solicitar o parcelamento de ICMS para o varejo, tendo em vista os prejuízos que o setor teve com o fechamento das lojas no período da pandemia
Os dirigentes da Associação Gaúcha do Varejo se reuniram com o chefe da Casa Civil, secretário Artur Lemos, acompanhados dos deputados Patricia Alba, Giuseppe Riesgo e Frederico Antunes.
O encontro foi para solicitar ao Governo do Estado a possibilidade de parcelamento de ICMS para o varejo, em condições favoráveis, tendo em vista os prejuízos que o setor teve com o fechamento das lojas no período da pandemia.
“As empresas tiveram uma quebra forte no fluxo de caixa quando as lojas fecharam e ficaram inadimplentes. Estamos querendo possibilitar que todos paguem, mas de uma forma que caiba no orçamento desta retomada.
Precisamos agora do governo estadual, pois o governo federal já fez um refinanciamento e vários governos municipais também. As pessoas querem pagar”, explica o presidente da AGV, Sérgio Galbinski.
Vilson Noer, fundador da AGV, destacou que é uma questão de agilidade. “O que se espera é isso, para solucionar o problema. O Executivo precisa definir e então teremos uma solução rápida. Nossa experiência é de que o varejo precisa de reforço de caixa para manter empregos. Será uma injeção de ânimo nos empresários”.
O chefe da Casa Civil e o subsecretário da receita estadual adjunto, Eduardo Jaeger, disseram que irão analisar os dados com a Fazenda e ver a possibilidade de atender a reivindicação.
A entidade deve encaminhar um pedido formal ao governador Ranolfo Vieira Jr. para que haja um retorno breve aos lojistas gauchos, com a solução para a demanda apresentada.
Participaram também do encontro o vice-presidente da CDL POA, Carlos Schmaedecke e o advogado tributarista da AGV, Pedro de Bem.