Chuva deve dar trégua na sexta-feira, mas retorna no sábado
Defesa Civil está em alerta; uma das preocupações é com o aumento do nível dos rios
O guarda-chuva continuará sendo o melhor amigo dos gaúchos na quinta-feira (26). As precipitações que atingem o Rio Grande do Sul desde o início da semana devem continuar em todas as regiões, com exceção da Fronteira Oeste. O maior volume é esperado no sul e no leste do Estado, onde as pancadas podem vir acompanhadas de vento moderado, com rajadas de até 60 km/h.
A chuva só deve dar uma trégua na sexta-feira (27), quando a instabilidade deve se concentrar apenas no Litoral Norte, de forma fraca e isolada. O sol, contudo, não deve ficar por muito tempo: no sábado (28), já volta a chover.
— No sábado, a previsão é de chuva generalizada, mas isolada e com volume inferior ao dos dias anteriores. Os acumulados não devem passar de 10mm no Estado — afirma o meteorologista da Somar Jonas Ribeiro.
O mau tempo que marcou os últimos dias no Rio Grande do Sul já colocou a Defesa Civil em alerta. Uma das preocupações é com o aumento do nível dos rios. Em São Leopoldo, o Rio dos Sinos chegou a 3m75cm na manhã desta quarta-feira (25). Segundo o órgão, se o nível subir mais 75 centímetros, a água pode invadir as casas nas proximidades.
A quarta-feira (25) teve acumulados altos em todas as regiões. Os maiores volumes foram registrados em Serafina Corrêa (59,4mm), no Norte, Caçapava do Sul (57,8mm), na Campanha e Ibirubá (42,4mm), no Noroeste. Também tiveram acumulados significativos os municípios de Bento Gonçalves (36mm), Cruz Alta (34,4mm), Soledade (29,8mm) e Bagé (27,4mm).
— Os acumulados esperados para esta quinta-feira não são tão altos quanto na quarta. Se os acumulados passaram de 50mm em algumas cidades na quarta, na quinta eles devem atingir no máximo 30mm no Estado, sobretudo nas cidades mais próximas do litoral — explica Ribeiro.
Na quinta-feira, a temperatura segue estável em relação aos últimos dias, sem o frio intenso do fim de semana passado ou variações bruscas como as registradas na semana anterior. Na maioria das cidades gaúchas, a mínima deve ficar acima de 10°C. Apenas na Serra é que a temperatura fica mais baixa, podendo fazer 6°C nos municípios de Farroupilha e São José dos Ausentes, a menor do dia no Estado.
Durante a tarde, os termômetros não sobem muito devido à nebulosidade e devem ter máximas entre 14°C e 18°C na maior parte do RS. A temperatura mais alta desta quinta-feira é esperada em Porto Alegre, onde pode variar entre 15°C e 20°C. Na quarta, a Capital registrou mínima de 12,7°C e máxima de 15,2°C. Até o meio da tarde, os acumulados haviam alcançado 17mm.