Plano Safra 2014/2015 do Governo do Estado é lançado em Canguçu
Evento aconteceu nesta segunda no CETAC de Canguçú
Com 66 medidas de apoio à agricultura, e um investimento superior aos R$ 2,6 bilhões registrados no ano passado, foi lançado nesta segunda-feira, dia 9, em Canguçu, o Plano Safra Estadual para o período 2014/2015. O ato ocorreu no CETAC – Centro de Treinamento de Agricultores da EMATER/Ascar e contou com a presença do prefeito Gerson Nunes, do governador Tarso Genro, do ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, secretários de Estado e Municipais, deputados, representantes de entidades e movimentos sociais.
Complementar ao Plano Safra do governo federal, o projeto do Governo do Estado chega à terceira edição reunindo as políticas dirigidas a toda a atividade agrícola e pecuária, envolvendo produção, processamento, armazenamento e comercialização dos produtos, serviços e insumos agrícolas, pecuários, pesqueiros e florestais. Os recursos são disponibilizados pelo Governo do Estado, Banrisul, Badesul, BNDES e BRDE.
Na ocasião o ministro Miguel Rosseto realizou uma apresentação do Plano Safra Federal cumprimentado o Estado do Rio Grande do Sul pela equipe de trabalho lembrando que somente o RS possui um Plano Safra estadualizado. O ministro ainda garantiu o apoio do Governo Federal na recuperação do parque de máquinas da Prefeitura de Canguçu lembrando que diversos municípios estão sendo beneficiados com o PAC na aquisição de novas máquinas.
Em seu pronunciamento, o prefeito Gerson lembrou da importância dos Planos Safras anteriores e a satisfação de receber o evento em Canguçu. Ainda em sua fala, o prefeito anunciou que o município esta recebendo do Governo do Estado um Caminhão Caçamba, uma Retroescavadeira e uma Escavadeira Hidráulica, sendo que nos próximos dias o município ainda receberá um Trator Esteira, uma Motoniveladora e mais um Caminhão Caçamba. Esses novos equipamentos deverão servir para a manutenção de estradas dos assentamentos da reforma agrária e seus acessos.” Um presente para Canguçu e sua população às vésperas do município completar 157 anos”, diz Gerson.
Para o Secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio Claudio Fioreze, “o investimento sistemático na Agropecuária, expresso na criação de um Plano Safra estadual, tem de ser reconhecido como decisivo para a recuperação do desenvolvimento econômico do estado”. Em 2013, o PIB do Rio Grande do Sul alcançou o maior crescimento do país, com 6,4%, e no primeiro trimestre deste ano confirma o bom momento econômico, com 3,2% de evolução do PIB. Ambas as expansões foram alicerçadas pelas safras agrícolas recordes e pela evolução do setor agropecuário.
O governador Tarso Genro falou sobre os investimentos do Governo do Estado na agricultura familiar e o cooperativismo e nos avanços do Estado com o crescimento da produção agrícola. Tarso Genro ainda salientou os investimentos em energia elétrica na região sul como a subestação do Morro Redondo que ja esta sendo construída além da finalização da RS 265 que estava parada há muitos anos e agora esta sendo finalizada.