Falta de água já afeta produção agrícola no Cristal
Cristal segue contabilizando os prejuízos por conta da seca na região. A Falta de chuvas faz com que severas perdas sejam ocasionadas na produção agrícola do município, levando a administração municipal a decretar Situação de Emergência na tentativa de buscar apoio para o produtor.
As principais perdas estão no cultivo de milho, soja, feijão e na cadeia do leite. A primeira safra do milho onde foi plantada a metade das 2.400 hectares foi boa para o produtor, porém as 1.200 hectares do plantio da segunda safra terão perda de 40% no volume da produção. O mesmo ocorre com o milho para silagem, onde a má formação de grãos comprometerá a qualidade da silagem na segunda safra, onde foram plantadas 550 das 1200 hectares de silagem do município. A soja também apresentará perdas nas 1.200 hectares plantadas na segunda safra. A queda será de 40%. O feijão preto terá perda de 50%.
A queda na produção de leite no mês de março ainda está dentro da normalidade, pois neste período sempre se registra uma baixa na produção. A preocupação, no entanto, está nos próximos meses, tendo em vista que o pasto nativo está seco, a silagem é de qualidade inferior e as pastagens de inverno não estão nascendo ou sequer foram semeadas.