Assembleia gaúcha instala comissão para acompanhar questões da Fumicultura
Intuito da comissão é auxiliar nas decisões que envolvem a fumicultura
No fim da manhã desta quarta-feira (16), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gilmar Sossella (PDT), instalou e deu posse aos integrantes da Comissão Especial para Acompanhar as Questões Relacionadas à Fumicultura no Rio Grande do Sul. O presidente do órgão técnico é o deputado Edson Brum (PMDB), que propôs a criação da comissão. Também compareceram à solenidade os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT), Pedro Pereira (PSDB), Adolfo Brito (PP), Heitor Schuch (PSB) e Jeferson Fernandes (PT), todos titulares da comissão.
Posicionamento do Brasil na COP6
Edson Brum disse que o objetivo é fazer um acompanhamento até outubro da posição que o governo brasileiro tomará em relação à 6ª Conferência das Partes (COP6) da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco, prevista para outubro deste ano, na Rússia. “Isso se faz necessário porque, por mais vigilantes que sejamos, muitas vezes somos surpreendidos, como fomos quando aconteceu a COP4, no Uruguai, onde sequer as representações dos produtores de tabaco e dos trabalhadores da indústria do tabaco puderam se manifestar”, explicou.
O parlamentar registrou que o Brasil é o segundo produtor de tabaco no mundo e o maior exportador do produto. Lembrou ainda que só no RS há 268 municípios produtores de tabaco, 83 mil produtores, 332 mil pessoas envolvidas, 171 mil hectares plantados, 354 mil toneladas produzidas, R$ 2,7 bilhões de receita aos produtores e R$ 2,34 bilhões em exportações em 2013. Por fim, defendeu o setor, especialmente os agricultores familiares e empregos gerados na indústria e em toda a cadeia produtiva.
Sossella também manifestou sua posição favorável à manutenção da fumicultura enquanto houver consumidores no país e no mundo. Também garantiu que a comissão terá toda a infraestrutura necessária da Casa para realizar suas atividades, “porque isso representa muito para o Rio Grande do Sul e, principalmente, para as famílias que vivem do fumo”.
Composição
Além de Edson Brum, Mainardi, Pedro Pereira, Brito, Schuch e Jeferson, são titulares do órgão técnico os deputados Altemir Tortelli (PT), Giovani Feltes (PMDB), Mano Changes (PP), Ciro Simoni (PDT), Gerson Burmann (PDT) e Marcelo Moraes (PTB).
Os suplentes são os deputados Edegar Pretto (PT), Nelsinho Metalúrgico (PT), Valdeci Oliveira (PT), Márcio Biolchi (PMDB), Nelson Härter (PMDB), Ernani Polo (PP), Silvana Covatti (PP), Dr. Basegio (PDB), Aloísio Classmann (PTB), Lucas Redecker (PSDB) e Miki Breier (PSB).
Presenças
Também estiveram presentes na cerimônia o representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Albino Gewer; o presidente da Afubra, Benicio Albano Werner; o prefeito de Poço das Antas, Glicerio Junges; e os representantes do Sinditabaco, Sérgio Rauber, da Famurs, Edivilson Brum, e do Sescoop/RS, Silvino Wickert.