VÍDEO E FOTOS: “Vou mandar os candidatos agarrarem a ponte pra gente passar”, desabafa agricultora
Ilza Carlos Fizer, moradora da Santa Auta, mostrou à reportagem do Clic Camaquã o descaso das autoridades há mais de um ano com a principal ponte da comunidade
“Vou mandar os candidatos agarrarem a ponte pra gente passar”. Foi com esta frase que a agricultora Ilza Carlos Fizer, da localidade de Santa Auta, interior de Camaquã, explica o descaso das autoridades com a principal ponte da comunidade.
ASSISTA A ENTREVISTA COM A AGRICULTORA ILZA CARLOS FIZER
O Portal Clic Camaquã esteve no local neste domingo (28), em um acesso nas proximidades da Sociedade Agrícola Feliz e Salão konflanz, em Santa Auta. A estrutura conhecida por ponte do Mário, de cerca de três metros de comprimento, está em risco com madeiras podres e cabeceiras danificadas devido a força das águas da chuva e do arroio que corta a estrada. Segundo a agricultora, o problema já dura um ano. “Já fazem quatro meses desde a última vez que pedimos providências à prefeitura e a alguns vereadores. Prometeram arrumar mas até agora nada”, lamenta.
VEJA AS FOTOS DA PONTE:
AGUARDE…
Para que a ponte não caia, os moradores improvisaram. Colocaram troncos de madeiras na base da estrutura e tábuas no vão para garantir o tráfego de veículos. “Carro até passa, mas caminhão, ônibus e trator o pessoal precisa fazer uma baita volta”, afirmou Ilza. Questionada sobre o transporte escolar, a agricultora disse que as crianças precisam caminhar cerca de dois quilômetros até a estrada principal para pegar o micro-ônibus até a escola.
Ilza Carlos Fizer, agricultora (foto: Reprodução/Clic Camaquã)
“Este é o trecho perdido. Já está perdido”, brincou Ilza se referindo a demora das autoridades em realizar a manutenção da ponte. “Agora em época de eleição, os candidatos aparecem. Mas nós estamos cheios de promessas. Vou mandar eles agarrarem a ponte pra gente passar”, disse revoltada a moradora. A frase foi dita na presença de um candidato a vereador, que parou o carro que conduzia para ver a ponte. Uma pessoa que o acompanhava fotografou a estrutura mas não se comprometeu em arruma-la.
Com relação as condições das estradas da região de Santa Auta, a reportagem constatou melhorias. Todos os trechos receberam recentemente manutenção, mas devido a chuva do fim de semana, alguns pontos acabaram danificados.
A reportagem do Clic Camaquã entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Camaquã. De acordo com Mayara Brandebruski, a equipe de manutenção das pontes está trabalhando em uma ponte no Banhado do Colégio, Núcleo 1. “Estima-se que em uma semana o trabalho seja concluído, se as condições climáticas permitirem. Após, a equipe concentrará esforços na ponte relatada pela reportagem”, afirmou a assessora.