Mundo Animal

ARCA realiza cerca de 2 mil castrações por ano em Camaquã

Nos próximos meses a organização vai começar a "chipar" os animais que passam pela ONG para controle e localização dos mesmos
27/01/2020 - 14h:53min - Fonte: Sabrina Borges

A Associação Protetora dos Animais de Rua Camaquã, (ARCA), realiza quase 2 mil castrações ao decorrer do ano. Ivana de Paula, fundadora da instituição e voluntária, falou em entrevista para o Clic Camaquã que provavelmente o número de procedimentos cirúrgicos de castração, atinja números maiores que 2 mil no final do ano de 2020. 

Ela explicou que a instituição acredita que a melhor forma para fazer o controle populacional de animais no município é através da castração. A ARCA atende famílias de baixa renda, viabilizando a castração, através de um valor mais acessível. 

A média dos valores para castração gira em torno de R$150 para as caninas e R$120 para as felinas. Além disso, todo o mês são disponibilizadas 29 castrações totalmente gratuitas para quem realizar o cadastro comprovando que não tem condições financeiras para arcar com os custos do procedimento. 

Leia mais: Você sabia? Seu novo companheirinho pode estar te esperando na sede da ARCA

Ivana, explicou as medidas que devem ser tomadas para comprovar a baixa renda e conseguir a castração com um valor mais baixo. Basta entrar em contato com a ARCA, levar os documentos necessários que o processo vai acontecer. Ela ressaltou que os procedimentos são feitos em animais que não possuem raça definida, ou nos que é comprovado que foram abandonados. Isso porque, a organização acredita que quem teve dinheiro para fazer a compra do animal, deveria ter condições de arcar com os demais custos que ele pode gerar. 

A fundadora da instituição, comentou sobre um novo procedimento que vai começar a acontecer na ONG, os animais que passarem por lá vão ser chipados. Esse procedimento vai ajudar a encontrar animais perdidos e ainda no controle de animais que passam pela organização. Além desta novidade, um “castramovél” vai passar a atender nos bairros do município, realizando castrações em cachorros e gatos machos que forem encontrados perambulando pelas ruas. Essa é mais uma atividade que vai colaborar para o controle populacional dos animais em Camaquã. 

Confira a entrevista completa na ClicTV:

 

deixe seu comentário