Mundo Animal

Você sabia? Seu novo companheirinho pode estar te esperando na sede da ARCA

Na ARCA e no Canil estão cerca de 600 animais abrigados, todos eles estão disponíveis para adoção responsável
21/01/2020 - 16h:00min - Fonte: Sabrina Borges

É quase impossível encontrar uma pessoa que não goste de animais. Os bichinhos de estimação estão presentes na maioria das residências, dando carinho e fazendo companhia para as famílias que os adotam. Porém existem vários animais que são abandonados no município de Camaquã.  

Ivana de Paula, fundadora da Associação Protetora dos Animais de Rua de Camaquã (ARCA), falou sobre o problema que o abandono causa aos animais e para a comunidade de modo geral. De acordo com a voluntária, a maioria dos animais que estão abrigados na ARCA e no Canil Municipal foram em decorrência de abandono. 

Leia também: FOTOS: Caminhão carregado de madeira tomba na ERS-350, em Chuvisca

Em algumas ocasiões, cachorros e gatos de uma ninhada inteira foram abandonados juntos, em beiras de estradas ou em frente a terrenos de pouca movimentação. Os animais que são recolhidos em situação de abandono, são postos para adoção e os que pertencem a algum lugar, são tratados, castrados e devolvidos. 

Ivana comentou que quando os animais são recolhidos devido alguma denúncia de maus tratos, o dono do animal é indiciado, respondendo a um processo, sem poder adquirir nenhum animal pelo período de cinco anos. Ela explica que é muito importante que as pessoas tenham consciência na hora de adotar um bichinho.

“São bolinhas de pêlo lindas, mas uma hora crescem, arranham móveis, não cabem mais no apartamento”, comentou. De acordo com ela, existem vários critérios que precisam ser levados em conta antes de adotar, para que a ação não aconteça no impulso e gere o abandono depois.

Na ARCA e no Canil estão cerca de 600 animais abrigados. Todos eles estão disponíveis para adoção responsável. Se você tem uma casa que possua um terreno com espaço, pode disponibilizar uma alimentação adequada, possui tempo para se dedicar aos cuidados e principalmente tem amor para compartilhar, entre em contato com a ARCA, através do Facebook e agende uma visita. 

Outra forma de realizar as adoções é através das feirinhas, que são realizadas periodicamente no município. Ivana comentou que na última semana do mês de janeiro, vai ser realizada uma nova feirinha, onde os filhotes serão levados para um local, que ainda não foi definido, para que as pessoas possam conhecê-los e os adotar. 

Acompanhe as notícias do Clic Camaquã para saber mais informações sobre as próximas ações da ARCA no município.

 

deixe seu comentário