Educação e Cultura

Professores promovem curso pré Enem totalmente gratuito

Projeto "Raízes Educação Popular” foi pensado para tornar o sonho do ingresso em universidade viável para jovens e adultos que não te condições de pagar um curso preparatório; conheça
Por: Sabrina Borges | Publicado: 11/06/2021 às 15:59 | Alterado: 15/06/2021 às 02:45
Pedro Ribeiro e Julia Buchorn na ClicRádio
Pedro Ribeiro e Julia Buchorn na ClicRádio

Na manhã desta sexta-feira, 11 de junho, o programa Manhã Show recebeu convidados especiais para falar sobre um projeto de educação. Julia Buchorn, Pedro Ribeiro, Edson Oliveira e Antonio Kila Queiroz falaram sobre o projeto "Raízes Educação Popular”. 

O projeto segue os moldes de cursinhos pré universitários, para preparar os jovens para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O curso é totalmente gratuito e tem uma abordagem diferenciada, que promove uma melhor compreensão. 

“A gente visa a integração com a comunidade, a partir do conhecimentos deles [alunos], uma lógica mais horizontalizada”, afirmou o professor Antonio Lourence. “A gente está democratizando o acesso à universidade e fazendo um trabalho de socializar o conhecimento”, ressaltou Antonio. 

O professor Edson evidenciou o problema que a maioria dos jovens camaquenses enfrenta ao estar terminando o Ensino Médio. “Não conseguir vislumbrar a universidade no futuro”. “Muitas pessoas não sabem que as Universidades Federais oferecem auxílio para os alunos”, informou Edson. 

“O nosso objetivo é democratizar a educação”, afirmou a professora Julia. Ela contou como foi sua experiência trabalhando em um outro projeto semelhante e falou do orgulho que sente em fazer parte do projeto que está sendo implantado em Camaquã. 

“Uma das propostas do projeto é criar uma integração entre a universidade e a sociedade”, falou o professor Pedro. A iniciativa deve colaborar para que muitos jovens de Camaquã e região consigam ingressar em uma universidade pública ou privada através de cotas. 

Os professores comentaram que o projeto já tem vários profissionais participando e se mais algum professor tiver o interesse de ajudar a tornar sonhos realidade, pode entrar em contato e se inscrever. “A universidade pública é para todos”, ressaltou Edson, informando sobre a importância dos projetos de extensão. 

Para entrar em contato com os organizadores do projeto basta entrar em contato através das redes sociais. O grupo está presente no YouTube, Facebook e Instagram. As aulas começam em setembro e um formulário será divulgado para os alunos que quiserem participar.  

Confira a participação completa dos professores a partir dos 25 minutos de transmissão: 

deixe seu comentário