Desenvolvimento Sustentável
O consumismo exacerbado que se verifica atualmente é produto da política do atual governo, visando aumentar o produto interno bruto (PIB) e isso está causando uma volumosa quantidade de resíduos, que vão resultar em graves problemas no futuro próximo, se não forem aplicadas as normas de reciclagem ou reaproveitamento dos bens inservíveis.
O equilíbrio entre a produção, uso e reciclagem é a solução e todos devem participar. Este processo representa o desenvolvimento sustentável, ele contempla ao mesmo tempo o econômico, o social e o ambiental. Este ciclo deveria ser aprofundado, mas até hoje infelizmente tem sido apenas tangenciado, o que está causando uma grande perda de recursos. O continuísmo dessa verdadeira loucura determenará a exaustão dos recursos naturais. È dever de todos os habitantes do Planeta o consumo consciente, gerar menos resíduos, descarta-los com responsabilidade compartilhada e dar destinação adequada.
O reuso dos materiais descartados, garante renda para diversos setores e garante a proteção ao meio ambiente. Deve se ter em mente que todo descarte feito irregularmente polui o lençol freático, os mananciais, matam animais e são agentes de transmissão de doenças através de vetores.
Uma nação que deseja ser moderna e justa tem que assumir o compromisso com o futuro, isto é, deve garantir à descendência, meios de produzir com qualidade. Nessa vertente um grande desafio é aumentar a produtividade com manutenção da qualidade, visando inclusive atender os padrões internacionais de exigências. Para isso terá que adotar as inovações técnicas e equipamentos compatíveis.
A agricultura, por sua vez, deve mudar a lógica de produção com urgência, para atender os princípios da sustentabilidade. Neste processo é importante eliminar totalmente os impactos no meio ambiente, porque os efeitos vão se refletir negativamente no sistema de produção. Por exemplo, a aplicação de defensivos da maneira como está sendo feita, interfere no processo produtivo através da poluição do solo, da água e do ar e também prejudica a saúde dos consumidores.
Todas as mudanças necessárias passam pelo sistema educacional, político e administrativo. A população deve participar ativamente. Na agricultura a atuação deverá incluir o sistema educacional e a assistência técnica direta ao produtor. Temos a consciência de que não vai ser fácil mudar muitas coisas, mas elas são fundamentais e todos devem participar desse mutirão. Pelo menos nós pensamos assim.