A MINHOCA AMIGA DA TERRA E DO HOMEM
Hoje, vamos tratar da importância da minhoca na transformação da matéria orgânica em húmus para o solo e outras utilidades desse maravilhoso animal. Alem da participação na incansável tarefa de fertilização do solo, as minhocas ainda contribuem com o arejamento e permeabilização do solo com as galerias que abrem para se locomover no subsolo. Na Califórnia a minhoca é muito utilizada pelos horticultores, fruticultores e floricultores exatamente pelas funções citadas. A presença da minhoca no solo favorece o trabalho de milhões de bactérias e fungos e esse conjunto afofa, enriquece e é fundamental para a produção orgânica na agricultura.
O grande sábio, naturalista, inglês Darwin estudou a vida das minhocas e chegou à conclusão, que três milhões de minhocas podem produzir, em um ano, quinhentas toneladas de excrementos valiosos e indispensáveis ao solo e as plantas. Um solo em boas condições para a lavoura com um percentual de mais de cinco por cento de matéria orgânica pode ser encontradas de trezentas a setecentas minhocas por metro quadrado, sem contar as pequenas minhocas, que não passam de 20 milímetros, com essas chega a oito mil animais.
A minhoca come terra e matéria vegetal como: folhas, sementes e outros. Normalmente esse animal esvazia seu tubo digestivo na superfície e com isso contribui com o revolvimento do solo. Estudiosos do assunto chegaram à conclusão que a minhoca em um ano faz passar pelo tubo digestivo duas toneladas de terra. A matéria vegetal é transformada em húmus em vinte e quatro horas, o que em condições naturais leva três meses. Esse anelídeo possui um poder de regeneração sem igual, quando cortado em vários pedaços todos eles se completarão, mesmo com imperfeições. Existem espécies que se multiplicam dessa maneira.
Essas oligoquetas também podem ser industrializadas, aproveitando seu tecido nutritivo para alimentar rãs, galinhas, patos, marrecas, peixes e muitos outros. Também podem ser moídas secas e transformadas em ração animal. Em algumas partes do mundo a minhoca é utilizada também para alimentação humana.
Quando se quer produzir húmus através de compostagem que leva em torno de três meses para a transformação, podem ser introduzidas as minhocas em torno de trezentas por metro quadrado de superfície. Como são hermafroditas (possuem os dois sexos) elas se multiplicam com uma velocidade espantosa e diminuem o tempo da transformação do húmus. Nesse caso o processo passa a se denominar verme compostagem. Com a minhoca é assim, quanto mais come, mais transa e a prole cresce vertiginosamente.
Podemos ver que as minhocas servem para muito mais atividades do que somente servir de isca para pescar. Para muitos se trata de um verme repugnante sem outra utilidade. Na verdade seu aspecto não é dos mais agradáveis, mas por tudo que representa para vida no solo deve ter o respeito de todos. Espero que doravante as minhocas recebam as devidas atenções. Lembremos que colocar fogo, veneno e adubo sintético nas lavouras, agride a natureza e diminui sensivelmente a presença da minhoca nas lavouras. Pensem nisso e continue nos prestigiando.