“Toca o calçamento assim senão vamos perder a verba”
Na manhã desta segunda-feira (26) fui até o bairro Getúlio Vargas gravar o quadro que faço diariamente para a Rádio Acústica FM, o Acústica nos Bairros. Conversei com um morador que disse estar satisfeito com o início da obra de pavimentação na rua São Valentim, a principal via do bairro. Uma promessa antiga que felizmente saiu do papel.
A primeira quadra já foi pavimentada com bloquetos de concreto, de um total de mais de 5 mil metros que deverão ser pavimentados. Conversei também com operários que estão trabalhando na obra e com os responsáveis pela empresa realizadora do calçamento. Eles sim estão insatisfeitos.
Os profissionais afirmaram que todo o trabalho de melhoria do pavimento, antes de ser colocada a areia usada no calçamento, é de responsabilidade da prefeitura. Por exemplo, deveriam ter patrolado a rua antes, e em locais com irregularidades, com os chamados “borrachudos”, estes deveriam ser retirados com uma retroescavadeira e os locais preenchidos com um material mais apropriado como o cascalho. Mas isso não foi feito, segundo a empreiteira responsável.
A areia utilizada também é de responsabilidade da prefeitura. E segundo a empresa realizadora da obra, a prefeitura não está colocando a areia compatível com esse tipo de serviço, e sim, uma de baixa qualidade.
Foi solicitada a melhoria da via antes de serem colocadas as pedras, mas a frase que os responsáveis da construtora ouvem é: “Toca o calçamento assim se não vamos perder a verba”. O emissor da frase não foi divulgado, mas demonstra a falta de responsabilidade e planejamento.
Ficam alguns questionamentos: Como é que a empresa vai prestar uma garantia após a realização do trabalho se o principal não foi feito adequadamente, que é a melhoria na base do calçamento antes da colocação das pedras? Não há um planejamento por parte do Executivo para realizar os melhoramentos antes do início das obras, e desta forma, não correr o risco de perder a verba?
Com tamanha irresponsabilidade com o dinheiro público, certamente este calçamento que já trás alegria ao povo da Getúlio Vargas trará dor de cabeça para os responsáveis e principalmente para a população que por lá trafegam. Tomara que o calçamento não ceda como o da Erlínio Assis, entre a Carvalho Bastos e o bairro Outo Verde. Vamos ficar de olho!!!