Uma grande notícia
Depois de uma luta de anos a fio, finalmente a notícia esperada por todos: Foi concedida a Licença Ambiental da Barragem Maria Ulguim, tão aguardada pelo município. Semana passada a notícia surgiu a fim de alegrar a todos. E foi transmitida de viva voz pela Secretária Municipal do Meio Ambiente, Isabela Mendes Garcia. Acompanhada Presidente da AUD, Almiro Bridi e do Chefe de Irrigação da AUD, Everton Fonseca, falaram ao Controle Geral do último sábado dizendo da sua alegria e da importância que o fato representa para esta região. Questionados sobre a razão de tanta demora em ter a concessão salientaram que face às inúmeras facetas do projeto e a grande interferência ambiental no local em que está construída, muitos detalhes precisaram ser analisados, daí a demora, eis que o município precisou cumprir uma série de exigências até que a licença pode ser outorgada.
Movimento do Bolo
Na última sexta-feira(25), reuniram-se em Camaquã os prefeitos João Carlos Machado, Fábia Richter (Cristal), Silvio Rafaelli (Tapes), Dalvi Freitas (D. Feliciano), Jucelena Scherer (Arambaré), Sérgio Silveira Costa (Cerro Gr. Sul), Júlio Carvalho (Sentinela do Sul), além do Deputado Estadual Zé Nunes. O encontro aconteceu para discutir uma divisão mais justa dos recursos que vêm minguados aos estados e municípios no qual a União fica com a fatia maior, sem oferecer os recursos indispensáveis para os municípios atender melhor seus habitantes. Todos trouxeram sua manifestação e relataram as dificuldades de cada um. Pudemos ver que os anseios e necessidades não são muito diferentes em cada comunidade. Uma coisa é certa, todos comungam do mesmo pensamento: Como está não é possível continuar, pois todos querem prestar melhores serviços ao cidadão, mas não possuem recursos. Assim, concordam que para melhorar se faz necessário um novo “Pacto Federativo”, que traga uma divisão mais justa dos recursos.
O que ocorre
Com a queda das receitas, muitas prefeituras adotam medidas drásticas como turno único(Camaquã e outros), corte de salários e demissão de funcionários para economizar recursos. Serviços essenciais como atendimento em Postos de Saúde e transporte escolar estão sob ameaça de paralisação. Desta forma, alguma mudança urgente precisa ocorrer para a situação municipal melhorar.
Ainda resta esperança…
Num país que apresenta tantos problemas, denúncias, corrupção e dificuldades… Ainda resta uma esperança! É o que afirma Lya Luft em sua coluna na Revista VEJA desta semana: “Apesar de tudo… as rodas da Justiça funcionam,… metodicamente apontam, acusam e condenam figurões que nunca antes tínhamos imaginado fora de sua toca. Ex-diretores de grandes estatais, tesoureiros de partidos, e outros que naturalmente negam… Isso me dá uma cálida esperança: Se a Justiça prevalecer, se alguém experiente e honrado nos liderar, nossa descrença mudar para indignação com atitudes firmes, o Titanic-Brasil se salvará da destruição internacional causada pela fatal dupla “arrogância e incompetência”, liderada pela ganância. Haverá reconstrução, reorganização dos nossos valores e orgulho por sermos brasileiros”.
Prá você pensar:
“Empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades e são capazes de transformar ambos em vantagem”. (Maquiavel)