Nestas eleições vote consciente
Finalmente teremos neste domingo, dia 2, as eleições municipais para a escolha de novos prefeitos e vereadores. É muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas. Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país. O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade. Para votar conscientemente, em primeiro lugar temos que aceitar a ideia de que os políticos não são todos iguais. Existem políticos corruptos e incompetentes, porém muitos são dedicados e procuram fazer um bom trabalho no cargo que exercem. Mas como identificar um bom político? É importante acompanhar os noticiários, com atenção e critério, para saber o que nosso representante anda fazendo. Informar-se faz parte do método para escolher um bom representante. Por isso, nesta antevéspera de eleição, procure conhecer o seu candidato depositando um voto consciente para depois não se queixar.
Os debates
Cercados de grande expectativa pelo eleitor os debates realizados pelos veículos de comunicação da cidade não conseguiram trazer novidades em termos de projetos, tão esperados pelos eleitores que com isto pretendiam definir seus votos. Infelizmente, eivados de acusações e ofensas pessoais, as discussões e diálogos não acrescentaram em nada em termos de novas idéias. Assim, ficamos na expectativa de que seja escolhido o melhor e que Deus proteja nosso município.
A Luz vai baixar em novembro!
A grande notícia transmitida no Controle Geral de sábado foi a do nosso entrevistado Cácio Eduardo Bom, Gerente Regional da CEEE. Informou-nos que em novembro a Companhia irá reduzir o preço da energia residencial fornecida, em média em 12%. Trata-se de uma excelente notícia ao consumidor tão apertado pela crise. Cácio informou também que a Estatal está preparada para enfrentar o verão, quando o consumo de energia aumenta, com quantidade suficiente de força para enfrentar a demanda em toda a região. O horário de verão, que inicia em outubro, também favorece a diminuição de consumo nos horários de pico.
Banco do Brasil
Fernando Luis dos Santos Bohn, Gerente Geral do Banco do Brasil, Agência de Camaquã também foi nosso convidado para falar sobre o Banco do Brasil, que a setenta e quatro anos atua em Camaquã e a 100 anos está presente no Rio Grande do Sul. A Primeira agência no estado foi a Centro de Porto Alegre, a nossa em Camaquã é a de número192 no país. Trata-se de um Banco que está preocupado com o desenvolvimento e auxilia na política econômica e financeira da nação. Onde estão suas agências, ali está o progresso. Em nosso município, atualmente o Banco tem aplicados cerca de 240 milhões de reais, auxiliando a agricultura, o comércio e a indústria do município. Atua também no financiamento imobiliário, inclusive obras do projeto Minha Casa Minha Vida.
Graças ao Doutor Beltrami
Neste pequeno período de ausência nossos agradecimentos ao nosso querido amigo Danilo Beltrami que contribuiu com o seu talento no espaço desta coluna.
Prá você pensar:
“Um político pensa na próxima eleição; um estadista, na próxima geração”.