Na festa o CLIC cresce entre internautas!
A origem da festa de São João remonta à época da formação da Igreja Católica na Europa, na transição da Idade Antiga para a Idade Média. Na cultura popular brasileira, as festas juninas têm lugar especial, pois, além de valorizarem as tradições locais do país, também revelam muitos elementos históricos, religiosos e mitológicos curiosos, que passam despercebidos.
Tais festas, como é sabido, seguem o calendário litúrgico da Igreja Católica, que, no processo de assimilação dos antigos cultos pagãos europeus – na transição da Idade Antiga para a Idade Média –, acabou por substituir os rituais dedicados aos médio-orientais, gregos, romanos e nórdicos por festa dedicadas aos santos.
Aqui em Camaquã, igualmente a festa é religiosa na igreja e em comemoração a São João Batista, padroeiro da cidade. A tradicional fogueira, palco para milhares de pessoas todos os anos, mais uma vez foi coroada de pleno êxito. Criada no governo de José Cândido de Godoy Netto era acesa inicialmente no pátio do Ginásio de Esportes do Município.
Com a eleição de João Carlos Machado, os festejos e a fogueira foram transferidos para a “prainha”, pois os dirigentes daquela época julgaram que a fogueira naquele local onde estava poderia representar perigo a população que residia nas proximidades do Ginásio. Assim, de lá em diante, transferiu-se para o local onde hoje a vemos!
Neste ano a festa foi maravilhosa. Maravilhoso também foi o público que assistiu as imagens trazidas através do CLIC CAMAQUÃ, transmitido para todo o mundo e batendo todos os recordes de audiência até agora vistos no Clic. O trabalho de Eduardo Costa e dos colegas do Clic obtiveram o maior sucesso em Camaquã, mas também em diversas comunidades ao redor do mundo.
O Clic se solidifica no gosto dos internautas e a cada dia cresce em audiência e no gosto da população.
O Clima de Crise continua!
Não só em Camaquã vemos muitos pontos fechados, casas a venda e locais para alugar. Na capital e em outros municípios, vemos diversos locais vazios em razão das dificuldades econômicas pelas quais passa o nosso país. Por aqui o comércio ainda enfrenta a dificuldade de que apesar de frio, a temperatura não cai o suficiente para influenciar o consumidor a absorver confecções e afins.
Assim, além de todos os obstáculos enfrentados de altos juros, salários com reajustes muito pequenos, a indústria diminuindo seu potencial de produção, o clima interfere de forma decisiva na comercialização dos produtos de inverno. Desta forma não dá pra ser feliz. Esperemos que o governo passe a adotar medidas de maior alcance que favoreça compras e a vida dos consumidores.
Prá você pensar:
“Quanta lanterna acesa. Ver a natureza embelezar o sertão. Se tem fogueira acesa, pode ter certeza, a noite é de São João!” (Luiz Gonzaga)
Camaquã (RS), 25 de junho de 2019.
Alvorino Osvaldt