Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

Boas novas na economia municipal


Por Redação Clic Camaquã Publicado 08/11/2017
Ouvir: 00:00

Boas novas na economia municipal

No último sábado conversamos no Controle Geral com a Secretária Municipal da Fazenda Jane Leite, que nos trouxe boas notícias sobre a economia de nosso município. Não que estejamos “nadando em dinheiro”, pois isso é praticamente impossível nos tempos que vivemos e da forma como o país distribui seus recursos aos municípios. Mas a Secretária anunciou que o segundo quadrimestre de 2017, fechou com as contas equilibradas: Tanto em receitas quanto em despesas, fato que já se pode comemorar em tempos nos quais só ouvimos falar em dificuldades e déficits. Jane informou que não está sendo fácil equilibrar o movimento financeiro, mas que o governo tem feito todo o esforço para se manter dentro de seu planejamento e com as contas em dia. O Decreto de contenção de gastos surtiu o efeito desejado, sendo possível desta forma saldar os compromissos que o município tem, inclusive pagando em dia o salário dos servidores, coisa que muitos municípios não estão conseguindo realizar.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

O Refis foi aprovado

Outra medida aprovada pela Câmara de Vereadores e que possivelmente trará reforço financeiro ao município, pelo menos é o que se espera, é o REFIS, que tem prazo de adesão até 31.03.2108. Segundo a titular da Fazenda, esta é uma oportunidade para que as pessoas físicas e jurídicas possam quitar seus débitos. O contribuinte que tem dívidas com o Município terá desconto de 100% dos juros e multas, para pagamento a vista, se aderir ao Programa de Pagamento durante o período citado. Se não puder pagar a vista e desejar parcelar o débito, poderá dividir em 08 parcelas, com perdão de 100% da multa e 70% dos juros. O débito ainda pode ser refinanciado em até 60 parcelas mensais, com desconto de 100% da multa e 30% dos juros. “O Refis Municipal é uma oportunidade para que as pessoas físicas e jurídicas possam quitar seus débitos, tornando-se adimplentes com o Município”, destaca a titular da Secretaria Municipal da Fazenda, Jane Beatriz Leite.

Para o Próximo ano

Jane ressaltou que para o próximo ano o Orçamento do Município ficará ao redor de R$ 170 milhões e que o IPTU terá reajuste de acordo com a variação do IPCA. Questionada sobre se o próximo orçamento, que será realizado pelo atual governo, trará mais facilidades para a administração, Ela foi enfática: “Não tem como se fazer milagres”, os tempos estão difíceis e a previsão é de que continuem assim. O Governo está realizando todo o esforço para manter as contas em dia e o salário dos servidores sem atrasos, encerrou.

Prá você pensar:

“Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida”. (Bob Marley)