A Estiagem
A boa notícia que nos trouxe o SM da Agricultura e abastecimento, Gildo Silva, na última edição do Controle Geral foi a de que a estiagem presente em grande parte dos municípios do nosso estado, felizmente não é notícia aqui em Camaquã.
Em algumas partes pontuais existe falta de água potável, estes locais são abastecidos por carros tanque da Prefeitura, mas em grande parte não existe falta d’água e as culturas se desenvolvem dentro de uma normalidade para esta época do ano. Gildo salientou que as culturas de milho, soja, fumo, etc. não sofreram prejuízo por aqui.
A Barragem do Arroio Duro tem água suficiente para as culturas irrigáveis e abastecimento da cidade. Desta forma, por enquanto, não há necessidade de preocupação com o problema. Já não é o mesmo caso de localidades vizinhas, como na Chuvisca que sofre com a estiagem mostrando já prejuízos em suas diversas culturas.
De outro lado vimos à primeira visita presidencial de Lula após ter assumido o Governo brasileiro. Foi exatamente a Argentina, nosso parceiro comercial. O presidente argentino Alberto Fernandez, que tenta a reeleição, está com dificuldade para se reeleger, eis que sofre severa rejeição da população que convive com inflação alta, desgaste político e luta com adversários. A visita de Lula pode auxiliar Fernandez no pleito, eis que já anuncia a criação de uma moeda comum no MERCOSUL, a realização de obras no vizinho país financiadas pelo BNDES.
A criação de uma moeda comum gerou controvérsia em meio aos rumores de que o projeto poderia unificar o real e o peso argentino, ideia que foi rechaçada pelo ministro da Fazenda brasileiro, Fernando Haddad. Do lado brasileiro, apesar da foto e das declarações mútuas de apreço entre Lula a Fernández, o presidente brasileiro fez questão de manter pontes com Cristina Kirchner, que ainda é uma importante liderança do peronismo no país.
Durante sua visita, havia a expectativa de que Lula pudesse ter uma reunião com a ex-presidente, o que ainda não ocorreu. Ele também não fez críticas públicas a Macri, antecessor de Fernández. O presidente Brasileiro se mantém cauteloso e não mostrou apoio a nenhum dos candidatos. Mas esta é apenas uma primeira visita.
Prá você pensar:
“Democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um”. (Fernando Sabino)