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Pessoas que cuidam de pessoas


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 13/01/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00

É através de um trabalho humano e qualificado que a APAE de Camaquã vem transformando vidas a 50 anos. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) foi fundada em 1º de maio de 1972, por Raphael Pires dos Santos. Desde então, a instituição vem acolhendo crianças, jovens e idosos, oportunizando a inclusão social de seus assistidos.

O atendimento é voltado às pessoas com deficiência e/ou transtorno do espectro Autista e suas famílias, com abordagem nas áreas da Assistência Social, Saúde e Educação.

Para Vera Rosane Jacobsen Diretora da Apae Camaquã, o setor de assistência social, “é a porta de acolhida”, é onde a família dos assistidos recebem o acompanhamento e todo o suporte necessário. Atualmente são 250 famílias atendidas.

O trabalho de assistência social desenvolvido pela entidade é conduzido por duas assistentes sociais e coordenação, realizando um trabalho interdisciplinar com toda equipe técnica e pedagógica da instituição.

Portanto, a entidade visa empoderar tanto a família quanto o usuário através de um atendimento diferenciado, socioeducativo e autodefensoria. Buscando estreitar as relações família-instituição.

Dentre os espaços propostos, pela equipe de Assistência Social, o local oferece Espaço de Costura e o Clube de Mães, ambos visam promover um momento de troca e fortalecimento entre as famílias.

“Quando o fardo é dividido ele fica mais leve”, citou Adriana da Cunha Longaray, coordenadora Clínica da Apae Camaquã, ao relembrar dos momentos de trocas e o quão benéficos foram para as famílias dos usuários.

Os espaços disponibilizados são oferecidos para as mães dos usuários e para todos da comunidade local. Sendo a Apae de Camaquã uma instituição que acolhe a todos e busca fazer a diferença na Região.

Dentro do setor de Assistência Social é realizado o projeto Despertar, coordenado pela equipe de assistência social e clínica da instituição.

O projeto Despertar visa proporcionar um espaço de acolhimento e escuta, onde as usuárias compartilham de suas vivências. O mesmo acontece através da conexão entre clínica, serviço social, família e escola.

O diretor Francisco de Paula Paiva Delamare, destacou a importância da instituição na vida dos assistidos: “Muitos deles infelizmente, às vezes não tem o que comer em casa, nós oferecemos uma alimentação completa, para que ele possa chegar em casa com a barriguinha cheia”.

Escola Especial Raphael Pires dos Santos

Na escola, atualmente estão matriculados 205 alunos, que recebem todo o suporte necessário, desde o processo pedagógico, a práticas de estimulação e preparação para viver em sociedade, a partir da metodologia Montessoriana.

A escola abrange a Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Tendo como público alvo, pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Múltiplas.

Na escola o trabalho com os alunos segue os seguintes projetos:

  1. Projeto Pedagógico “Arvore do Bem” – Família e escola de mãos dadas resgatando valores – Propicia ao aluno a reflexão de sua estrutura familiar, o conhecimento da estrutura de outras famílias, a importância das palavras mágicas e os valores, oportunizando atividades que despertem o respeito e o interesse pelos mesmos.
  2. Projeto de Música – Desenvolver habilidades musicais, interpessoais e intrapessoais através de aulas semanais de música;
  3. Projeto Pátio Lúdico – tem como objetivo a aprendizagem dos educandos, tanto com atividades livres como dirigidas para estímulo do aluno.
  4. Projeto AquaApae – oferece aulas de natação, reforço muscular e Hidroginástica para os alunos da APAE.
  5. Projeto de Educação Física – proporcionar vivencias que permitam o conhecimento da cultura corporal de movimento, ajudando-o a conhecer e a compreender as mudanças e o limite do próprio corpo.
  6. Projeto Bocha Adaptada – realizar treinamento de Bocha adaptada para pessoas com deficiência Física e treinar os alunos da Escola Especial para participarem do campeonato de Bocha pelo estado do RS.
  7. Projeto Sala Sensorial – visa estimular de forma controlada para atingir no processo neurológico a organização das sensações do próprio corpo e do ambiente.
  8. Projeto Horta – A iniciativa desenvolvida tem o foco na educação alimentar e ambiente dos alunos, estimulando e conscientizando-os sobre a importância da prevenção de recursos e incentivado o consumo de produtos de altos valores nutritivos.

Compromisso com a saúde:

Clínica de Estimulação e Reabilitação Gilce Terezinha Leites dos Santos

A Clínica é credenciada ao SUS desde o ano 2007, onde oferece: fisioterapia, fonoaudiologia, psicopedagogia, terapia ocupacional e estimulação precoce. A entidade encaminha cerca de 1890 atendimentos clínicos por mês.

O público alvo do programa são pessoas com Deficiência Intelectual Moderada, Deficiências Múltiplas e Autismo, juntamente com suas famílias, dos 0 aos 99 anos.

A instituição busca oferecer atendimento adequado às necessidades de seus usuários, abrangendo os territórios de Camaquã, Arambaré, Dom Feliciano, Sentinela do Sul, Cerro Grande, Chuvisca, Tapes e Cristal.

Dentro da Clínica é realizado os seguintes projetos:

  1. Turma-Psicopedagogia Inicial – tem como objetivo estimular o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças de 3 a 3 anos e 11 meses de idade.
  2. Projeto Aprendendo com Jogos e Brincadeiras – visa oferecer as crianças e adolescente da APAE uma aprendizagem significativa através dos jogos e brincadeiras.
  3. Projeto Estimular para Crescer – busca estimular o desenvolvimento Neuropsicomotor da Criança de 0 a 3 anos, 11 meses e 29 dias, abrangendo mais de trinta crianças nesta faixa etária.
  4. Grupo Psicoterapêutico de Cuidadores – oportunizar espaços para elaboração das vicissitudes causadas pela deficiência no desenvolvimento da criança, em seu núcleo familiar, sendo a maioria dos participantes as genitoras.
  5. Grupo Fortalecendo Laços – estimular a linguagem e a interação social, de crianças de 2 anos até 3 anos, 11 meses e 29 dias.
  6. Projeto Adolescer – proporcionar espaço onde sejam abordados assuntos transversais como a sexualidade, psicoeducando sobre as transformações biológicas, emocionais e sociais desta faixa etária;
  7. Grupo Vivenciando a Maternidade –Traz a sala de espera para dentro da instituição, promovendo a conexão entre clínica, assistência social, escola e família.
  8. Vivendo e Aprendendo com a Game Terapia – oportuniza momentos em grupo, bem como a participação de jogos.
  9. AtivaMENTEv – visa desenvolver as habilidades neuropsicomotoras através de brincadeiras em conjunto e desafios que as convidem a sair da zona de conforto.
  10. Estimulação Cognitiva – potencializa a memória, a compreensão e a aquisição de novos conhecimentos, sendo-o aplicado em grupos com crianças que apresentam Deficiência Intelectual e Síndrome de Down com faixa etária entre 6 e 10 anos.
  11. Projeto “CINE” – com recursos visuais, possibilita uma discussão sobre assuntos relevantes trazendo importantes reflexões e possibilitando um momento de troca e convívio social através do lúdico.
  12. MoviMENTE AMIGO – instiga estimular com exercício do Pilates, a execução dos exercícios, proporcionando o acolhimento das demandas dos usuários.
  13. Projeto de Meditação: Aqui e Agora – foi desenvolvido para o momento de readaptação social devido a pandemia, onde muitos alunos ainda se encontram com a dificuldade de integração neste modelo.

Projeto TEAcolhe

Em julho de 2022, a Apae de Camaquã tornou-se Centro Regional de Referência, pelo programa TEAcolhe, atendendo os 20 municípios da região Carbonífera e Costa Doce.

O Centro Regional de Referência tem o objetivo de atender casos graves e severos em conjunto com as equipes dos territórios, também na lógica do matriciamento, da corresponsabilização pelos casos e da construção conjunta de propostas de atenção e cuidado às pessoas com autismo e suas famílias, dentre outras atribuições.

A Apae de Camaquã presta seus serviços de forma gratuita, e luta para que os direitos das pessoas com deficiência sejam garantidos.



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