Política

Senadores iniciam debate sobre criação de novo Estado no Brasil

Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pode votar plebiscito sobre criação do Estado de Tapajós
Por: Elias Bielaski | Publicado: 03/12/2021 às 16:04 | Alterado: 08/12/2021 às 16:20 | Fonte: Agência do Senado
Foto: UOL / Divulgação
Foto: UOL / Divulgação

Municípios do oeste paraense, encabeçados por Santarém, poderão formar um novo estado: Tapajós. Proposta de plebiscito nesse sentido (PDL 508/2019) pode ser votada na próxima reunião da Comissão de Constituição e Justiça. Senadores como Plínio Valério (PSDB-AM) e Eduardo Braga (MDB-AM) acreditam que região só tem a ganhar com a autonomia.

Receba as notícias do Clic pelo WhatsApp <

O senador Plínio Valério, do PSDB do Amazonas, diz que a região oeste do Pará, rica em minérios, cacau, soja, só tem a ganhar com a autonomia.

Segundo Plínio Valério, esses municípios, juntos, arrecadam cerca de 1,5 bilhão de reais e recebem de volta apenas 207 milhões.

São os que reclamam autonomia porque não têm as benesses dessa pujança, desse progresso, dessa soja. Lá não existe estrutura nenhuma.

Esses Municípios que ficam distantes não têm estrutura nenhuma! Os hospitais de Manaus são lotados por pacientes dos Municípios do oeste do Pará.

Inscreva-se no canal do Clic no YouTube <

Um plebiscito em 2011 ouviu toda a população paraense sobre a criação de 2 novos estados, Tapajós e Carajás.

O não prevaleceu, mas em cidades como Santarém o sim ultrapassou os 90%, como ressaltou o senador Eduardo Braga, do MDB do Amazonas.

E nós não estamos decidindo se será criado ou não o Estado do Tapajós: nós estamos dando a autorização para que o povo paraense decida por plebiscito se quer ou não criar o Estado do Tapajós.

23 Municípios formariam o estado de Tapajós: Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Curuá, Faro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Medicilândia, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Rurópolis, Santarém, Terra Santa, Trairão e Uruará.

Baixe agora o aplicativo da ClicRádio <

Clique aqui e vote no Prêmio Prime 2022 <

deixe seu comentário