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EXCLUSIVA: Obras da nova ponte de Arambaré iniciam em 2022

No Bom Dia Camaquã, Jardel Cardoso falou sobre financiamento liberado pela Caixa e obra da nova Ponte João Goulart


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 30/12/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Na manhã desta quinta-feira, 30 de dezembro, o programa Bom Dia Camaquã recebeu entrevista exclusiva com o prefeito Municipal de Arambaré, Jardel Cardoso, do Partido Liberal (PL). No estúdio da ClicRádio, o chefe do Poder Executivo falou sobre o Verão, a nova Ponte João Goulart e as novidades para Arambaré em 2022.

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O principal destaque foram as informações relativas a tão aguardada nova ponte que liga as duas partes da cidade, dividida pelo Arroio Velhaco.

O prefeito garantiu que as obras da nova ponte iniciam em 2022, no máximo até o mês de junho. Na entrevista, Jardel afirmou que a obra não deve durar mais de um ano e meio desde a data inicial.

Além de faixa dupla, a nova ponte terá ciclovia e passarela para a travessia de pedestres. “Quando projetamos algo, temos que projetar olhando mais a frente”, ressaltou.

Jardel trouxe detalhes sobre encontro ocorrido na manhã da última terça-feira, dia 28 de dezembro, onde a Prefeitura Municipal e a Caixa Econômica Federal assinaram contrato de financiamento para arcar com os custos da construção da nova ponte.

No começo de novembro, a reportagem do Clic Camaquã já havia antecipado a informação em primeira mão. Clique aqui e relembre.

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O Prefeito Jardel Cardoso, recebeu em seu gabinete, juntamente com a Vice-Prefeita Ida Machado, os representantes da Caixa Econômica Federal, Rodrigo Camacho – Superintendente Regional, Gisele Zortea – Representante Caixa, Estevam Joanal – Gerente de Rede e Maurício Beira – Coordenador de Projetos.

A cerimônia foi marcada pela assinatura do contrato de financiamento para construção da nova ponte que liga o Centro aos Bairros Cibilslândia e Caramuru. 

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O valor de R$8 milhões foi liberado por meio da Lei 2.405/2021, dentro do Programa Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (FINISA), Modalidade Apoio Financeiro – nos termos da Resolução 4589/2001, destinados à despesa de capital classificada como investimento, especificamente para a construção e manutenção de pontes.

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Jardel contou que dos R$8 milhões financiados, cerca de R$4 milhões devem ser utilizados na nova ponte. A principal dúvida restante é: a nova ponte estará no mesmo local? De acordo com o prefeito, a decisão será tomada após estudo de viabilidade técnica.

O prefeito conta que analisando a extensão do Arroio, não consegue vislumbrar outro ponto com viabilidade técnica, ambiental e econômica para construir a ponte em outro ponto.

“O estudo técnico, o estudo de viabilidade vai indicar o local correto para a construção da nova ponte. Acredito que ambientalmente e financeiramente vai ser no mesmo local”, destaca.

O prefeito ainda destacou a principal preocupação com relação a estrutura: a possibilidade um acidente. Segundo ele, pensando nisso, o principal ponto é a segurança, tendo em vida que uma vida não tem ‘preço’.

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Outra preocupação é a situação que a cidade ficará durante a construção da nova estrutura.

“A gente quer ver o prazo: como Arambaré vai ficar sem a ponte? Temos que ter algo emergencial, uma balsa, algo pra tirar por completo… Nesse caso, a volta é aqui na Maria Gomes, onde pode ter uma ‘ponte molhada’. E em último caso, a volta é cá na BR-116”, lembrou.

A ponte

A Ponte João Goulart foi inaugurada em 1962, na gestão do governo Brizola e é de responsabilidade estadual. Assim como a ERS-350, é notório que o compromisso de manutenção por parte do Estado não é cumprido. Nem perto disso.

Em estado de conservação precário, a estrutura, que já teve sua capacidade para veículos de até 36 toneladas, teve sua primeira redução de classe em 2013. De 36t, passou para 25 toneladas. Logo em seguida, a capacidade foi reduzida para 16 toneladas.

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Mais recentemente, em 26 de setembro de 2017, a Ação Civil Pública nº 007/116.00030474 fixou que até a sua manutenção e/ou reconstrução, o tráfego de veículos fica limitado ao peso máximo de 3,5 toneladas.

Em julho de 1992, um acidente com uma carreta provocou a queda total da estrutura. A nova ponte foi reinaugurada no governo Collares, em 1994, mas sem a renovação de toda a parte metálica para sustentação.

Confira o estado de conservação da Ponte João Goulart:

Acompanhe o plantão policial atualizado <

Com tábuas soltas e cada vez mais “estalos” com a passagem de veículos, cresce o sentimento de insegurança dos usuários que utilizam a estrutura diariamente. A ponte é o caminho mais curto entre as duas partes da cidade.


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