Sonora Brasil Sesc traz Grupo Alabê Ôni a Camaquã
Apresentação ocorre no dia 28 de julho no Cine Teatro Coliseu
O Grupo Alabê Ôni segue se apresentando pelas cidades do Rio Grande do Sul, por meio do projeto Sonora Brasil Sesc e, no dia 28 de julho, chega a vez de Camaquã. O espetáculo musical será realizado no Cine Teatro Coliseu, às 20h. O ingresso será um litro de leite longa vida, que posteriormente será encaminhado para doação.
O grupo gaúcho é formado por quatro músicos pesquisadores que se dedicam à recuperação da história do tambor de sopapo, o Grande Tambor, e traz ao palco do Sonora Brasil repertório de maçambiques, quicumbis, alujás e candombes, manifestações da cultura negra gaúcha ligadas à tradição religiosa. Como não houve continuidade histórica nas manifestações musicais onde o tambor de sopapo estava inserido no período colonial, especialmente nas charqueadas de Pelotas, os músicos participantes não fazem parte de nenhum grupo de tradição oral. Eles representam um movimento que congrega músicos e pesquisadores, e que vem se expandindo no Rio Grande do Sul desde a década de 1990 buscando a valorização e revitalização das manifestações musicais oriundas da matriz africana, que circulou pelo Estado no período da escravidão. O grupo, formado especialmente para o projeto Sonora Brasil, é integrado pelos músicos Richard Serraria, Mimmo Ferreira, Pingo Borel e Kako Xavier.
Em 2013, o Alabê Ôni passou pelos Estados do Pará, Amapá, Amazonas, Acre, Tocantins, Piauí, Maranhão, Ceará, Bahia, Alagoas, Sergipe, Mato Grosso, Goiás, Roraima, Rondônia, Pernambuco, Paraíba, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte. Já as regiões Sul e Sudeste podem conferir o trabalho dos músicos gaúchos em 2014.Mais informações podem ser obtidas no Sesc Camaquã, localizado na rua General Zeca Neto, 1085, ou pelo telefone (51) 3671-6492.
Sobre o Sonora Brasil – O Sonora Brasil Sesc 2013/ 2014 divide-se nas temáticas “Tambores e Batuques” e “Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea”. A cada nova edição, o Sonora Brasil consolida-se como o maior projeto de circulação musical do País. A ação possibilita às populações o contato com a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc, visando à formação de plateia. Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas no site http://www.sesc.com.br/sonorabrasil.
SERVIÇO:
Espetáculo musical do grupo Alabê Ôni
Data: 28 de julho – Segunda-feira
Horário: 20h
Local: Cine Teatro Coliseu (Rua Duque de Caxias, 190 – Camaquã/RS)
Ingresso: 1 litro de leite