Força Feminina: número de mulheres habilitadas cresce 80%
Houve um aumento de 81,5% no número de mulheres com habilitação A em todo Brasil, segundo o Departamento Nacional de Trânsito
De 2012 para cá, houve um aumento de 81,5% no número de mulheres com habilitação A em todo Brasil, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
As motociclistas passaram de 4,6 milhões há dez anos para 8,2 milhões, atualmente.
Um em cada três clientes são mulheres
Para se ter uma ideia, a rede de concessionárias Blokton, com 19 lojas, e que comercializa motocicletas da Honda no Paraná, teve 30,2% de mulheres como clientes, entre janeiro e abril de 2022.
O percentual está em linha com os dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), no qual afirma que, atualmente, um em cada três compradores de motos no país é do sexo feminino.
Os modelos mais requisitados foram a Biz e CG 160, além da PCX. Apesar da maioria buscar scooters e os modelos de até 160 cc, na Blokton as mulheres também querem pilotar motos de alta cilindrada, como CB 500X, NC750 e Africa Twin.
Toque feminino
“A mulher está cada vez mais independente e encontrou na motocicleta uma aliada para economia de tempo e menor gasto com combustível, além da liberdade em se locomover”, comenta Leise Braga, gestora da concessionária Honda Blokton Marechal, em nota divulgada.
Segundo ela, as mulheres são mais detalhistas do que os homens na hora da compra. Querem saber sobre consumo, valor de parcela que cabe no bolso, acessórios que a motocicleta possui, capacete mais adequado, entre outros aspectos.
Informações: Portal Motor Show