Após promessa de redução de filas, DetranRS cancela provas de CNH no Rio Grande do Sul
No mesmo dia em que governador garantiu redução do tempo de espera, DetranRS anunciou o cancelamento de provas de CNH para motocicleta
No mesmo dia em que governador Ranolfo Vieira Júnior garantiu redução do tempo de espera para a realização de provas, o DetranRS anunciou o cancelamento de provas de CNH para motocicleta. O caso foi relatado por internautas do Clic Camaquã e confirmado por Centros de Formação de Condutores (CFC’s).
O anúncio do cancelamento das provas foi realizado na noite desta quinta-feira, 29 de abril.
Mais cedo, no começo da tarde de quinta-feira (29), o Governador anunciou projeto para diminuir fila de emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ao apresentar novo diretor-geral do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul – DetranRS.
No anúncio, Ranolfo garantiu que a fila seria ‘desafogada’.
A realidade é outra
Apesar do anúncio, uma medida comunicada pelo DetranRS acabou indo de encontro com esse projeto. Ainda durante a noite, a reportagem do Clic Camaquã recebeu o primeiro relato de um internauta sobre cancelamento de provas de CNH.
Um morador de Camaquã foi comunicado do cancelamento de uma prova que seria realizada na próxima segunda-feira, 2 de maio.
O motivo: redução da comissão de examinadores do DetranRS.
A reportagem também entrou em contato com o CFC Camaquense, único Centro de Formação do município.
A representante confirmou ter recebido o comunicado emitido pelo DetranRS, cancelando os exames da próxima semana. Ela lembrou que a agenda de provas é disponibilizada e organizada pelo DetranRS, e lamentou a situação gerada para os alunos:
“O aluno está a meses esperando a prova, pagou aula extra para realizar a mesma e agora recebe uma ligação cancelando”, destacou.
Para tentar entender o motivo da redução e do cancelamento das provas, a reportagem do Clic Camaquã tentou o contato com o DetranRS.
- Pelo telefone 0800, disponibilizado no site oficial, a reportagem foi informada que a resposta precisaria ser concedida pelo setor de Comunicação Social.
- Pelo WhatsApp e pelo telefone disponibilizados para contato direto com o setor de Comunicação Social, a reportagem não foi atendida.
- Pelo e-mail, não houve resposta (até o fechamento desta matéria).
A reportagem segue na tentativa de contato com o DetranRS.
Promessa de redução
O governo do Estado afirmou que irá disponibilizar R$ 1,3 milhão para o pagamento de horas extras aos servidores para aplicação dos exames aos finais de semana e em expediente prolongado durante a semana.
O governador Ranolfo disse que a ideia do projeto é diminuir a fila em seis meses. Assista:
“Em função da pandemia, temos uma demanda represada de cerca de 110 mil candidatos aptos à realização do exame prático para a CNH. Com esse planejamento, nossa expectativa é que tenhamos isso regularizado até setembro”, disse o governador sobre fila de emissão de CNH.
O projeto deve começar a ser executado a partir da próxima semana. Inicialmente, vão funcionar em horário prolongado e aos finais de semana as unidades da grande Porto Alegre, Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria.
O governador também anunciou o advogado Marcelo Soletti como novo diretor-geral do DetranRS. Soletti atuava desde 2019 como diretor-geral adjunto da autarquia.
Soletti explicou a escolha das regiões onde o projeto será iniciado “Vamos começar por esses polos porque são regiões que representam a maior parte deste passivo que queremos normalizar”, disse o diretor.