Valcke fará nova vistoria no Beira-Rio na terça-feira
Além de Porto Alegre, secretário-geral da Fifa segue para Manaus e Brasília
O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, confirmou ontem a sua agenda em mais uma visita ao Brasil para acompanhar os preparativos para a Copa do Mundo. Na próxima semana, ele fará vistoria em três das 12 sedes da competição: Porto Alegre, Manaus e Brasília. Em seguida, vai a Florianópolis para um seminário com todas as 32 seleções classificadas para o Mundial e também para mais uma reunião do Comitê Organizador Local (COL).
A expectativa era de que Valcke passasse por Curitiba em sua nova visita ao Brasil, assim como já tinha feito na anterior, em janeiro, quando revelou preocupação com o atraso nas obras da Arena da Baixada. Na ocasião, ele fez um alerta de que a reforma do estádio teria que ter um avanço significativo justamente até o dia 18 de fevereiro, data do seminário das seleções, sob o risco de a sede ser excluída da Copa.
Curitiba, no entanto, não foi incluída no roteiro dessa viagem de Valcke ao País. Mesmo assim, a Fifa deve enviar técnicos à cidade para fazer uma nova vistoria na Arena da Baixada na semana que vem. Mas, como houve uma ação governamental com liberação de verbas e maior acompanhamento das obras, os últimos relatos são de que houve, sim, uma evolução na reforma do estádio do Atlético-PR, evitando o risco de exclusão.
Assim, sem passar por Curitiba, a visita de Valcke começa no domingo em Manaus, onde fará vistoria na Arena Amazônia, um dos cinco estádios que restam ser entregues para a Copa, que registrou a morte de um operário na semana passada. No dia seguinte, o dirigente da Fifa vai para Brasília, cidade que já recebeu a Copa das Confederações no ano passado, no mesmo Estádio Nacional Mané Garrincha, que será utilizado agora no Mundial.
Ainda na segunda-feira, o dirigente da Fifa embarca para Porto Alegre, onde fará, no dia seguinte, a vistoria ao Beira-Rio, outro estádio que ainda não foi entregue. Na sequência, ele parte para Florianópolis, cidade que não é sede de jogos da Copa, mas que receberá, em 19 e 20 de fevereiro, o seminário técnico com as 32 seleções classificadas. Depois, no dia 21, a capital catarinense também será palco de mais uma reunião do COL, com a presença de Valcke.
Na reta final da obra, Arena da Amazônia recebe ministro
Após a abertura do encontro de Planos Operacionais ontem, em Manaus, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o governador do Amazonas, Omar Aziz, fizeram uma visita à Arena da Amazônia. As obras já chegaram à reta final, com 96,95% de conclusão. Uma nova atualização desse número será divulgada ainda nesta semana pela Unidade Gestora do Projeto Copa do Governo de Amazonas (UGP Copa), aproximando-se ainda mais da finalização.
Com gramado já praticamente em condições de jogo e testes sendo feitos no sistema de iluminação do campo e da cobertura, restam apenas detalhes de acabamento para que o estádio seja entregue. Algumas áreas de concreto estão sendo pintadas, e já iniciou-se a colocação de piso em áreas externas nas quais estavam sendo utilizadas máquinas pesadas.
Dentre os equipamentos esportivos, falta ainda a instalação dos bancos de reservas. Os vestiários passam por limpeza para instalação do mobiliário, mas os banheiros dos atletas e árbitros já estão funcionando. Os camarotes passam pelo processo de decoração. Após a visita, o ministro elogiou a arena em entrevista a jornalistas locais.
“A Arena está adaptada ao ambiente da cidade e da região. Se encaixa na paisagem, é confortável e simples ao mesmo tempo, e acho que assegura para a cidade não apenas um belo espetáculo na Copa, mas um benefício permanente. Toda a estrutura está concluída, e estamos na fase final de acabamento. Ela tem uma beleza arquitetônica única. Trará grande impacto sobre a cidade, não apenas para o futebol, mas para Manaus como destino de eventos turísticos, congressos, feiras e, ao mesmo tempo, projetará a cidade para o mundo”, afirmou Aldo
Rebelo.