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Estudo: semáforo com quatro luzes pode solucionar congestionamento no trânsito


Por Portal do Trânsito e Mobilidade Publicado 10/04/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Após estudo, engenheiros de transporte da North Carolina State University, nos Estados Unidos, estão propondo agora uma “luz branca” no semáforo, que permitiria que veículos autônomos ajudassem a controlar o fluxo do tráfego – e que os motoristas humanos soubessem o que está acontecendo. Em simulações computacionais, a nova abordagem com quatro luzes no semáforo melhora significativamente o tempo de viagem nos cruzamentos e reduz o consumo de combustível.

Tais veículos são vistos não apenas como uma categoria de automóveis mais moderna, mas, sobretudo como os que proporcionarão mais segurança no trânsito. E, por isso, apresentam um crescimento significativo no mercado automobilístico.

Na prática

De acordo com os pesquisadores, todos os veículos continuariam funcionando dentro da normalidade, utilizando o semáforo composto pelas luzes verde, amarela e vermelha. Já com a chegada dos carros autônomos, os semáforos acionariam a luz branca, a partir de sensores automáticos para indicar aos carros comuns a presença de muitos veículos autônomos na pista. A luz branca só funcionaria quando houvesse muitos carros autônomos circulando naquela região.

O recurso é válido levando em consideração que, ao indicar aos demais veículos que os carros autônomos estariam controlando o tráfego naquele momento, eles estariam simultaneamente, ajudando a melhorar o fluxo de trânsito.

Os pesquisadores explicam que o encontro entre os diferentes tipos de veículos seria controlado pelos veículos autônomos toda vez que a luz branca fosse ativada.

“Se um número suficiente de veículos autônomos se aproximasse da interseção, eles coordenariam o fluxo de tráfego e a luz branca instruiria os motoristas humanos a simplesmente seguir o carro à frente. Ao contrário, os semáforos tradicionais, vermelho-amarelo-verde, seriam utilizados para controlar o tráfego”, explica o estudo.

Ainda de acordo com o estudo, a cor da luz não precisa ser branca, mas sim uma cor reconhecível e universalmente aceita. Simulações com modelos de computador mostraram que a luz branca acelerou o tráfego em uma quantidade pequena, mas significativa, quando veículos autônomos compuseram entre 10 e 30% do tráfego total. Aos 30%, os atrasos tiveram queda de 10,7%. No entanto, conforme o número de veículos autônomos aumentou, a velocidade do tráfego também apresentou alta.

Testes já realizados com semáforo de quatro luzes

Os pesquisadores, até o momento, só realizaram testes feitos em computadores. No entanto, embora não tenham sido avaliados na prática no dia a dia do trânsito, já mostraram resultados significativos. Dessa forma, demonstrando que a presença de uma quarta luz é necessária e eficiente para reforçar a importância dos carros autônomos no trânsito.

Além disso, o estudo indica que esse tipo de semáforo, além de oferecer um melhor desempenho para os carros comuns, mudaria consideravelmente a realidade do trânsito ao redor do mundo.

Os pesquisadores reconhecem, no entanto, que os carros autônomos não estão prontos para adotar a nova abordagem de computação. Assim como, nem os governos instalarão novos semáforos em todos os cruzamentos num futuro imediato.

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