Terça-feira deve ter temperatura mínima de 1°C e geada no Rio Grande do Sul
Há previsão de chuva para a metade norte do Estado; instabilidade deve se espalhar por todas as regiões na quarta-feira
É melhor manter os casacos a postos, pois o frio deve se intensificar nesta terça-feira (24) no Rio Grande do Sul. A temperatura deve se aproximar de 0°C na Campanha e na Fronteira Oeste, onde o frio ganha força por conta de um sistema de alta pressão que traz uma massa de ar frio para a região. A mínima do dia no Estado deve ser de 1°C, em Bagé, onde há risco de geada pela manhã.
A instabilidade que provocou chuva na metade Sul na segunda-feira (23) – com os acumulados mais altos em Bagé (28,6mm) e Dom Pedrito (24,6mm) – se desloca para o norte do Estado nesta terça. Na metade Sul, o tempo fica aberto devido ao sistema de alta pressão, que inibe a formação de nuvens carregadas, enquanto na metade Norte a previsão é de céu nublado e chuva a qualquer hora do dia.
— Nas regiões onde chove, a temperatura não fica tão baixa, porque a nebulosidade ajuda a manter o calor. Por isso, no Norte, no Noroeste e no Leste, a sensação de frio deve ser menor em comparação com as cidades no sul do Estado — afirma o meteorologista da Somar Caio Guerra.
Em Porto Alegre, o tempo deve ficar fechado, com chuva durante a tarde. Os acumulados previstos são baixos e a temperatura pode variar entre 11°C e 14°C. Na segunda-feira, a Capital teve máxima de 16°C nas primeiras horas da tarde. Algumas horas depois, a temperatura caiu para 11,9°C, a mínima até a publicação desta matéria. De acordo com a Somar Meteorologia, deve esfriar ainda mais à noite, quando os termômetros podem marcar até 10°C.
Vem mais água por aí
De acordo com a Somar Meteorologia, a chuva deve ganhar força na quarta-feira (25), quando áreas de instabilidade se espalham por todo o Estado. Os núcleos mais fortes devem se concentrar no Norte e no Leste, incluindo a Capital e a Região Metropolitana. Nessas regiões, o volume de chuva deve ser alto, com acumulados que podem atingir 50mm.
— A principal característica dessa chuva esperada para quarta-feira é o volume elevado das precipitações na metade Norte, sem condições para temporal. Isso porque, com a temperatura baixa, não há energia suficiente para que ocorram aqueles eventos típicos de tempestade, como descargas elétricas e vento forte — explica Guerra.
Nas áreas mais ao sul, as pancadas de chuva devem ocorrer de forma mais fraca, com alguns períodos de céu nublado e abertura de sol. Na Serra, há risco de granizo.