Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (5)
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • globalway (1)
  • _26345 banner topo 970×90 px (PNG)
  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • banner felice 2
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)

Novo aplicativo do DPVAT bloqueia celular enquanto usuário dirige

Aplicativo 'Modo Trânsito' envia respostas automáticas a quem tentar entrar em contato com o motorista; objetivo é evitar distrações durante a condução


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 04/10/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Seguro DPVAT (Danos Pessoais causado por Veículos Automores de Via Terrestre) lançou, nesta quinta-feira (3), o aplicativo Modo Trânsito. O app pode bloquear ligações e mensagens no celular do motorista enquanto ele dirige, enviando respostas automáticas a quem tentar entrar em contato com o condutor. A ferramenta já está disponível para Android e deve chegar ao iOS em breve.

O aplicativo permite personalizar respostas automáticas para contatos específicos e compartilhar a localização no momento do envio da resposta. O usuário também conta com uma série de opções de textos prontos para facilitar a ação, como: “Estou dirigindo. Para garantir a minha segurança e de todos, respondo em breve”.

Caso o contato seja feito por WhatsApp, o app do DPVAT emite o comunicado de bloqueio pelo próprio mensageiro do Facebook. Quando se recebe uma mensagem ou ligação convencionais, a solução é o envio de um SMS automático com o alerta.

De acordo com a Seguradora Líder, responsável por administrar o DPVAT, o objetivo é evitar a distração do motorista no trânsito. Para fazer o aplicativo funcionar, basta clicar em “Ativar” ao iniciar a viagem no veículo. O condutor pode desativá-lo a qualquer momento para voltar a receber ligações e mensagens normalmente.

 

Sobre o DPVAT 

O seguro DPVAT cobre casos de morte, invalidez permanente ou despesas com assistências médica e suplementares (DAMS) por lesões de menor gravidade causadas por acidentes de trânsito em todo o país. O recolhimento do seguro é anual e obrigatório para todos os proprietários de veículos. Do total arrecadado: 45% são destinados para o Sistema Único de Saúde (SUS); 5% fica com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e 50% vão para o pagamento de sinistros e despesas administrativas.

 

Celular aumenta risco de acidentes

Não é novidade que há um grande risco em acessar um aplicativo ou dar aquela rolada em seu feed de notícias enquanto dirige, mas números divulgados recentemente comprovam quão inseguras são essas ações. De acordo com a Abramet, Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, o uso de celular ao volante é a terceira maior causa de fatalidades no trânsito no Brasil.

De olhos fechados

Uma mensagem de texto pode até parecer inofensiva no trânsito. Mas um estudo feito pela Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) apontou que desviar o olhar para responder uma mensagem no Whatsapp à velocidade de 80 km/h equivale a dirigir a extensão de um campo de futebol inteiro com os olhos fechados.

O estudo apontou que alguns motoristas chegam a ficar até 4,5 segundos sem atentar ao trânsito enquanto interagem em alguma rede social. Sendo assim, abrir o Facebook à velocidade de 50 km/h equivale a deixar o carro “dirigir sozinho” por uma extensão equivalente a 12 veículos populares enfileirados. A pesquisa também cita o Instagram. Para se ter uma ideia, o simples fato de carregar a rede social à velocidade de 50 km/h equivale à percorrer a extensão de duas carretas enfileiradas com os olhos fechados.

O que as redes sociais estão fazendo

Mais de 1 bilhão de pessoas usam o  Whatsapp, o maior aplicativo de conversa do mundo. Quando consultada, a rede informou que não tem nenhum dado estatístico a respeito do assunto e preferiu não disponibilizar nenhum porta voz da empresa para se pronunciar. O Instagram também preferiu não se manifestar quando questionado a respeito de alternativas ou campanhas para mudar essa realidade.

Como forma de amenizar os acidentes causados pelo uso das redes sociais – e diversos outros recursos que os smartphones oferecem – enquanto se dirige, algumas montadoras estão dispostas a trazer um pouco mais dessa tecnologia integradas aos seus veículos. Esse é o exemplo recente da Ford, que integrou o aplicativo Waze à rede de entretenimento da marca. A ferramenta evita que o motorista use o celular enquanto dirige.

A Google também está dentro dessa corrida por um trânsito mais seguro. Um dos principais sistemas de integração entre smartphones e centrais multimídias, o Android Auto é um bom exemplo de como se manter conectado sem desviar a atenção do trânsito. A tecnologia é capaz de espelhar a tela de seu celular na central multimídia do carro. A plataforma recentemente anunciou melhorias em seus sistemas de integração, como, por exemplo um novo recurso que permite a resposta de mensagens por comandos de voz, através do Google Assistant.

Outro recurso que integra-se às centrais multimídias é o Apple Car Play. Marcas como Jeep, Renault, Volvo, Ford, Nissan, BMW, Toyota, entre outras, usam a plataforma.


  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • globalway (1)
  • _26345 banner topo 970×90 px (PNG)
  • banner felice 2
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (5)
  • TEXEIRA GÁS ultragaz