Anatel anuncia novo identificador de chamadas de telemarketing
Ligações de empresas de telefonia deverão vir acompanhadas do nome e motivo do contato
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou na última quinta-feira (27), que prestadoras de serviços de telecomunicações implementem protocolos de identificação e autenticação de chamadas.
Com isto, ligações de operadoras telefônicas devem apresentar na tela do celular do consumidor a identificação da empresa e o motivo da ligação.
“Com essas informações, será mais fácil para o consumidor identificar empresas e decidir se tem interesse em atender a chamada. Também será possível reconhecer ligações que configurem comportamento abusivo, para que o consumidor adote as medidas que entenda adequadas”, destaca a agência.
A nova medida, que está prevista para ser implementada neste ano, contempla um controle sobre a origem da chamada prevenindo golpes de adulterações.
Combate abusivas
A Anatel também decidiu prorrogar, até o dia 30 de abril de 2024, a medida cautelar que determina o bloqueio do contato de empresas que fazem ligações automáticas em quantidade considerada abusiva.
Fonte: Anatel