Vacina da dengue deve ser incorporada no SUS em 2024
A informação foi confirmada pela ministra Nísia Trindade numa rede social
O Ministério da Saúde decidiu incorporar a vacina da dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 2024. A informação foi confirmada pela ministra Nísia Trindade numa rede social.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro da Qdenga (TAK-003), do laboratório japonês Takeda Pharma, em março deste ano. Segundo a mesma, a faixa etária indicada é de 4 a 60 anos; é aplicada em duas doses , com intervalo de três meses entre as aplicações; a vacina tem quatro sorotipos doo vírus causador da doença e poderá ser aplicada em quem já teve a doença.
Até o momento, a única vacina contra a dengue disponível no Brasil era a Dengvaxia, fabricada pelo laboratório francês Sanofi Pasteur. O imunizante é recomendado somente para quem já foi infectado com o vírus da dengue. Essa vacina protege contra uma possível segunda infecção, que, no caso da dengue, pode se manifestar de forma mais agressiva e levar à morte.
Número de doses
Segundo a ministra, inicialmente, o SUS só oferecerá 6,2 milhões de doses ao longo de 2024.
Como o imunizante é aplicado em um esquema de duas doses, cerca 3,1 milhões de pessoas poderão ser vacinadas.
Estamos discutindo uma transferência de tecnologia com a empresa e é muito provável que consigamos um resultado positivo. Temos dois grandes laboratórios, @butantanoficial e @fiocruz, com capacidade de produção para chegarmos à escala de que nosso país e população precisam.
— Nísia Trindade Lima (@nisia_trindade) December 21, 2023