Uso correto de medicamentos pode aumentar expectativa de vida do idoso
Especialista orienta para atitudes que podem contribuir para um envelhecimento
O uso correto de medicamento ajuda no aumento da expectativa de vida do idoso. A afirmação é do farmacêutico Daniel Tenório, mestre em Ciências Farmacêuticas e doutorando em Ciências da Saúde, que falou sobre o envelhecimento e suas consequências.
Daniel Tenório explicou que o uso de medicamentos pode ser um aliado, mas também um risco. O que faz a diferença é o uso feito de forma correta.
Segundo ele, as doenças acometem mais os idosos, isso porque, com o tempo, o corpo passa por alterações e torna a idade um fator de risco.
As novas tecnologias que estão sendo introduzidas na área de saúde possibilitam curar doenças e, consequentemente, a melhora da saúde. Porém, se o medicamento for tomado sem orientação médica, pode se tornar um fator de risco.
Daniel Tenório alertou que, nessa hora, a família é fundamental. Muitas vezes, o idoso não consegue seguir uma rotina e isso pode causar erro no uso do medicamento. É preciso que uma pessoa da família ajude, para que isso não aconteça.
A mudança de hábitos também é importante para prolongar a vida e melhorar a saúde do idoso. Exercícios e alimentação adequada são fundamentais.