Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

Sábado é Dia da Luta contra o Câncer de Mama no Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul é o Estado com o maior índice de mortes por câncer de mama.


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 18/07/2015
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Rio Grande do Sul tem uma data para refletir sobre o combate ao câncer de mama. Este sábado, 18 de julho, é o Dia da Luta contra o Câncer de Mama no Estado, conforme a lei 12.126, de 2004. Também neste sábado, se encerra a Semana Estadual de Luta contra o Câncer de Mama, que começou no último dia 11.

A Semana é promovida com a intenção de sensibilizar, conscientizar e informar a população sobre a importância da prevenção. Foi instituída pela lei 13.749, de 2011, da então deputada estadual Maria Helena Sartori, atualmente secretária do Gabinete de Políticas Sociais.

O Rio Grande do Sul é o Estado com o maior índice de mortes de mulheres causadas por câncer de mama. “É alarmante o estágio em que os casos são detectados, com metade sendo descoberto em níveis avançados, com baixas possibilidades de cura. Precisamos reverter essa situação”, ressalta Maria Helena Sartori.

A prevenção e detecção precoce, com exames regulares, auxiliam em avanços rápidos de cura. Identificar a doença em sua fase inicial é fator fundamental. O autoexame também é importante, porque ajuda a mulher a se familiarizar com a forma dos seus seios e a observar alterações com mais facilidade. Assim,  pode alertar o médico para possíveis mudanças.