Descartada suspeita de morte por gripe no RS
Óbito era investigado desde o fim de abril
A Secretaria Estadual de Saúde descartou uma suspeita de morte provocada pelo vírus da gripe no Rio Grande do Sul. O óbito era investigado desde o fim de abril. O exame deu negativo, explicou a chefe da Divisão Epidemiológica do Estado, Myrian Thereza Ventura Correa. Mais 27 suspeitas de gripe, envolvendo pacientes com vida, seguem sob investigação. Até agora, só dois casos de Influenza B foram diagnosticados em 2015 no Rio Grande do Sul – um em Canoas e um em Santa Cruz do Sul.
No ano passado, a Secretaria contabilizou 189 casos de influenza e 25 mortes provocadas pelos vírus H1N1 e H2N3. Em 2013, foram 553 ocorrências, e 74 pessoas morreram. A vacina contra a gripe oferecida de graça, pela rede pública, começou a ser aplicada na segunda-feira passada no Rio Grande do Sul. A dose protege contra três cepas desses dois vírus. Na rede particular, a vacina custa, em média, R$ 100 e contém quatro cepas, mas a eficácia das duas versões é assegurada pelas autoridades de saúde.
O público-alvo da campanha é de 3,5 milhões de pessoas no Rio Grande do Sul. O Dia D da Campanha contra a Gripe ocorre no sábado da próxima semana. Em nível nacional, os postos só darão início à vacinação na próxima segunda.