Camaquã tem novo cronograma de vacinação contra Gripe e Covid-19
Confira o cronograma de imunização contra a gripe Influenza e contra a Covid-19 nas salas de vacinação de Camaquã
A cidade de Camaquã segue realizando a vacinação contra a Covid-19 e contra a Influenza (Gripe). Na manhã desta quinta-feira, 5 de maio, o programa Manhã Show recebeu a enfermeira Danieli Hain, chefe do Setor de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde de Camaquã.
Na entrevista à ClicRádio, a responsável pela imunização detalhou as datas, locais e horários que a população precisa saber para realizar seu esquema completo de vacinação.
Em Camaquã, são aplicadas vacinas em cinco locais diferentes: UBS Washington Brose (Três Bairros), no Posto Telmo Marder, na UBS Paulo Cardoso Dora (Carvalho Bastos), no Centro de Imunização Viégas e na Secretaria da Saúde.
Danieli explicou quais são as vacinas aplicadas em cada local e o motivo pelo qual três destes não possem vacina contra a Covid-19:
“Covid só no CSU e na Secretaria de Saúde. As pessoas perguntam porque não tem em todas as salas: Como são multidoses e a gente tem um controle bem rigoroso, se a gente abrir em todas as salas e for uma pessoa em uma sala, as outras doses vão ser desperdiçadas”, explicou.
No Centro de Imunização Viégas, junto ao Centro Social Urbano, e também na Secretaria Municipal da Saúde, estão disponíveis as vacinas de rotina, da gripe e da Covid-19.
Já nos postos Paulo Dora (Carvalho Bastos), Washington Brose (Três Bairros) e Telmo Marder (Centro, em frente ao Hospital de Camaquã), estão disponíveis as vacinas de rotina e a vacina contra a Gripe.
Vacina contra a gripe
A vacina aplicada contra a gripe Influenza (trivalente), utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.
Além das pessoas de 60 anos ou mais, crianças (de seis meses a menos de cinco anos) e profissionais de saúde, que foram os primeiros a receber a vacina, podem se vacinar: gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas
Para o sarampo, a campanha é voltada aos profissionais de saúde e às crianças de seis meses a menos de cinco anos. Os profissionais de saúde devem atualizar a situação vacinal (precisam estar imunizados com duas doses da vacina tríplice viral); no caso das crianças, todas as da faixa etária mencionada devem receber a dose.
Danieli destacou que a vacinação contra a gripe para o público em geral deve ser iniciada no começo de junho.
Assista a entrevista completa:
Influenza e Sarampo
Até o dia 3 de junho, além de idosos e trabalhadores da área de saúde, a imunização da gripe e do sarampo é estendida a crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).
Gestantes e puérperas, povos indígenas, professores e pessoas com comorbidades também devem se vacinar.
As vacinas estão sendo aplicadas nas salas de vacinação do município (veja a lista acima).
Para qualquer dúvida, moradores podem entrar em contato com com unidade de saúde mais próxima da sua casa ou com seu Agente de Saúde.
A cidade também segue com a vacinação dos trabalhadores da área da saúde contra Influenza nas unidades de saúde onde possuem sala de vacinas.