Camaquã inicia vacinação Bivalente nesta segunda-feira (20)
Em entrevista, coordenadora de vacinação detalha o público apto para imunização.

Nesta segunda-feira (20), a secretaria municipal de saúde começou a vacinação com o imunizante bivalente. Em entrevista para a Clic Rádio, a coordenadora de vacinação, Danieli Hain detalhou quem está apto a receber a dose.
Conforme a coordenadora, as doses serão disponibilizadas gradualmente para a população acima de 12 anos.
“A vacina bivalente estará disponível a partir de segunda-feira (20), para todos os grupos prioritários que foram elencados pelo Ministério da Saúde para receberem a dose”, destaca.
Nesta etapa se enquadram como prioritárias as pessoas nas seguintes condições:
- Pessoas com 60 anos ou mais independente da condição de saúde;
- Gestantes acima de 18 anos;
- Deficientes físico acima dos 12 anos;
- Acamados;
- Institucionalizados acima de 12 anos;
Profissionais da Saúde.
A enfermeira pontuou que há uma diferença entre profissionais de saúde e trabalhadores da saúde.
Profissional é aquele que tem formação na área da saúde e o trabalhador é aquele que trabalha no serviço de saúde independente da formação.
A vacina agora está disponível para todos os trabalhadores, todos que trabalham na área da saúde em qualquer tipo de instituição.
Esquema vacinal
Conforme a coordenadora, a vacina bivalente encerra o esquema vacinal da Covid-19. Para realizar a imunização, a pessoa tem que ter as duas doses iniciais do esquema primário.
“Se fez a Jansen como esquema primário, ela deve ter o primeiro reforço, ou seja, duas doses. Tem que ter duas doses e pode fazer a terceira dose passando os quatro meses da fazer bivalente e encerra o esquema”, explica Danieli Hain.
Neste momento não estão incluídos na campanha de vacinação, as seguintes pessoas de 12 aos 59 anos, sem nenhuma outra condição de saúde.